Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Arcos de Valdevez investe 350 mil euros na valorização da Peneda-Gerês para responder à procura turística

Rádio Alto Minho

11 Novembro 2016, 16:00

Acessibilidade

Publicidade

A Área Arqueológica do Mezio-Gião, em Arcos de Valdevez e integrada no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), vai ser valorizada, num investimento de 350 mil euros, para responder “à crescente procura turística” do parque nacional.

Em comunicado de hoje, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo revelou que o projeto de valorização, designado “Vozes das Pedras – Promoção e Valorização da Área Arqueológica Mezio-Gião” vai incidir “nas 100 rochas de arte rupestre identificadas no Gião e nas 11 mamoas da Área Arqueológica do Mezio” para “oferecer” aos turistas que visitam aquela região “novos suportes e experiências relativos a esta temática”.

“Esta iniciativa irá remeter os turistas para a relação do Homem com os elementos culturais e naturais. Com pedras enquadradas numa paisagem delimitada, o Homem do Mezio-Gião criou arte rupestre e espaços de rituais de enterramento (mamoas), mas criou-os num profundo relacionamento com o espaço natural, lendo-o, interpretando-o e experienciando-se a si e à paisagem como um só”, explicou o município.

O projeto da Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL), criada em 2000 para promover o desenvolvimento local daquele concelho, vai ser financiado por fundos comunitários do Programa Operacional da Região Norte – Património Cultural.

Com aquele projeto a ARDAL pretende que “o conhecimento que estes espaços encerram seja partilhado com o grande público, num trabalho coordenado pelo arqueólogo Martinho Baptista, diretor Parque Arqueológico Vale do Côa”.

A intervenção pretende também “reforçar a atratividade da Porta do Mezio, enquanto estrutura de promoção, receção, animação e interpretação do território do Parque Nacional da Peneda Gerês”, classificado desde 2009 como Reserva Mundial da Biosfera.

 

 

 

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade