Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Arcos de Valdevez vai investir 1ME em igreja do Espírito Santo para criar centro interpretativo do Barroco

Rádio Alto Minho

21 Novembro 2016, 16:07

Acessibilidade

Publicidade

A requalificação da Igreja do Espírito Santo, Arcos de Valdevez, orçada em milhão de euros, vai começar até meados de abril para criar no templo um centro interpretativo do Barroco.

O presidente da Câmara  João Manuel Esteves adiantou que a “abertura do concurso público deverá acontecer até final do ano para que a empreitada possa arrancar, no terreno, até à Páscoa de 2017, num investimento muito próximo de um milhão de euros, e cuja candidatura aos fundos do Norte 2020 já foi aprovada”.

“Trata-se de um dos mais importantes exemplares do Barroco no Alto Minho e, segundo os especialistas, dos mais significativos do país”, sublinhou o autarca.

O projeto de reabilitação daquele templo, classificado como imóvel de interesse público, vai permitir, especificou, a criação no concelho de um centro interpretativo do barroco no Alto Minho.

Aquele centro, “integrado no próprio monumento religioso de grande valor estilístico, cultural e arquitetónico, é uma aposta da autarquia dos Arcos de Valdevez, que pretende assim promover a recuperação do edifício e do valiosíssimo espólio arquitetónico”, referiu.

A empreitada pretende ainda “potenciar o uso cultural, com programa alusivo ao estilo artístico do Barroco e divulgar junto do público em geral e do educativo o conhecimento da arte, da sociedade e do pensamento da época barroca”.

O projeto “contempla a utilização de novas tecnologias de realidade aumentada e virtual para dar a conhecer esta igreja e outras da região, bem como o enquadramento histórico e social da época Barroca”.

O centro interpretativo a criar em Arcos de Valdevez terá uma porta de entrada na Rede do Barroco no Alto Minho.

O projeto está orçado em mais de 978 mil euros e a comparticipação comunitária é superior a 831 mil euros.

No âmbito na intervenção a realizar no templo, a Câmara de Arcos de Valdevez anunciou hoje a adjudicação, por quase 70 mil euros, de um estudo histórico e arqueológico que vai permitir “a avaliação de áreas que serão afetadas pela requalificação, caracterizando as sequências estratigráficas contemporâneas, mas também as pré-existentes à construção do edifício religioso”.

Será ainda realizado “o acompanhamento específico durante toda a obra, prevendo possibilidades de ocorrências arqueológicas e patrimoniais”, especificou o município”.

“A componente de investigação histórica neste projeto terá como objetivo o enquadramento do templo enquanto monumento representativo do Barroco no contexto regional minhoto, assim como na obtenção, análise e interpretação de dados, que serão adaptados aos conteúdos a disponibilizar pelo centro interpretativo”, referiu.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade