Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Arcos de Valdevez vai ter 26 novas unidades de alojamento num investimento de 2 milhões de euros

Rádio Alto Minho

30 Setembro 2016, 15:57

Acessibilidade

Publicidade

Um investimento de promotores locais de cerca de dois milhões de euros vai criar, em Arcos de Valdevez, 26 novas unidades de alojamento, “grande parte” junto ao Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG). Segundo o presidente da Câmara, João Manuel Esteves  as novas unidades vão apostar “no conceito de turismo natureza, no mundo rural e na excelência ambiental do concelho”.

As novas unidades correspondem a 17 projetos turísticos aprovados “só no último trimestre desde ano” e que vão permitir a criação de “26 unidades de alojamento com capacidade para alojar mais 68 visitantes”.

Atualmente, adiantou, “existem em Arcos de Valdevez, entre Alojamento Local, Turismo no Espaço Rural, Turismo de Habitação e hotéis, um total de 74 empreendimentos turísticos, com uma oferta total de 781 camas (450 quartos), sem contar com o Parque de Campismo da Travanca que possui capacidade para alojar 400 pessoas”.

João Manuel Esteves adiantou que os projetos em causa prendem-se “sobretudo com reabilitação de património edificado e a reconversão em unidades hoteleiras”.

“É uma mais-valia não só por permitirem a reabilitação de património do concelho como pela dinâmica económica que vão originar quer seja no crescimento do setor turístico quer no da construção civil”, sustentou.

João Manuel Esteves explicou que o aumento do investimento no setor turístico “tem-se sentido na última década” e mais recentemente devido “a classificação, em 2009, do PNPG como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO”.

“Essa classificação está a ter um grande impacto e Arcos de Valdevez é uma das portas de entrada nessa joia nacional”, destacou.

E oferta turística é gerida pela central de reservas da Adere-Peneda Gerês – Associação de Desenvolvimento de desenvolvimento regional, que abrange os cinco concelhos que integram a área do PNPG. Além de Ponte da Barca, os municípios de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre e Terras de Bouro.

A central de reservas foi criada “com o intuito de promover alojamentos turísticos de qualidade, que permitam ao visitante um contacto direto com a natureza, dando também a conhecer as tradições e produtos locais, a gastronomia e o artesanato destas regiões”.

Constituído a 08 de maio de 1971, o único parque nacional de Portugal abrange cinco concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Braga e Vila Real, em mais de 70 mil hectares de área protegida, habitada por oito a nove mil pessoas.

Atualmente, o PNPG tem cerca de 240 espécies de fauna vertebrada identificadas no território e 1100 de flora, além de 500 sítios de interesse histórico e arqueológico.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade