Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Câmara de Melgaço diz que Governo está disponível para potenciar comércio transfronteiriço

Rádio Alto Minho

23 Janeiro 2017, 9:24

Acessibilidade

Publicidade

O secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira, manifestou-se disponível para colaborar com o Alto Minho no sentido potenciar o comércio tradicional na região transfronteiriça do Alto Minho e Galiza.

Em comunicado, a Câmara de Melgaço adiantou que o governante referiu-se “a proximidade com a Galiza como uma mais-valia e mostrando-se sensível a possíveis apoios”.

“Estamos atentos às iniciativas e vamos tentar articular as propostas’, defendeu o governante, citado na nota da autarquia.

Paulo Alexandre Ferreira, que falava em Melgaço durante uma reunião de trabalho com presidentes dos municípios e das associações empresariais daquele distrito, referiu que “o Alto Minho tem margem para crescer”.

“Tem bons recursos, sejam eles naturais, humanos ou mesmo patrimoniais, que se podem potenciar”, sustentou.

Na nota, a autarquia de Melgaço adiantou que o presidente da Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), Luís Ceia, “apresentou propostas que visam a urgência na revitalização do comércio tradicional existente nos centros históricos da região.

“Há vários anos que existe uma sintonia entre os municípios e com as associações, mas precisamos de fortalecer’, considerou.

O presidente da Câmara de Melgaço, o socialista Manoel Batista, deu como exemplo “as formações que a autarquia tem vindo a promover junto dos comerciantes”, tendo alertado o secretário de Estado para “duas problemáticas no Alto Minho, as comunicações físicas e digitais”.

“Se queremos captar pessoas temos de ter condições para isso”, disse, lamentando “o facto de a Estrada Nacional que liga Valença a Melgaço não ser alvo de melhoramentos e intervenções há muitos anos”.

O autarca manifestou ainda “insatisfação com pouca capacitação de rede de comunicações”.

“Quem visita a região quer continuar a estar conectado e em muitas zonas de Melgaço e do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) não é possível. É importante refletirmos sobre isso e potenciar a dinamização económica que poderemos arrecadar com a atratividade turístico comercial, envolvendo todos os agentes que atuam na região. O Alto Minho tem muitas oportunidades de negócio que poderão ser aproveitadas pelos empresários”, defendeu.

Na deslocação ao Alto Minho, Paulo Alexandre Ferreira visitou ainda a fortaleza e o comércio tradicional de Valença bem como o fórum cultural e alguns estabelecimentos comerciais em Viana Nova de Cerveira.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade