Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

CMIA de Viana do Castelo recebeu visita de mais de 80 mil pessoas em nove anos

Rádio Alto Minho

28 Setembro 2016, 14:01

Acessibilidade

Publicidade

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Viana do Castelo já recebeu, desde a sua abertura em 2007, mais de oitenta mil pessoas, sendo que metade corresponde a escolas e grupos organizados. Por isso, volta a apostar num plano de atividades com diversas ações destinadas às escolas, designadamente o projeto intermunicipal “Escola da Natureza” e “Da Terra para a Terra”.

O CMIA, inaugurado nas Antigas Azenhas de D. Prior em 2007, é um equipamento municipal direcionado a ações de informação e formação ambiental não só a público escolar como também à comunidade em geral. Desde então mais de 80 mil pessoas usufruíram das valências deste equipamento, 52% das quais correspondem a escolas e outros grupos organizados.

O Plano de Atividades para este ano letivo integra diversas ações integradas no serviço educativo do CMIA e CENTRO DE MAR, designadamente o projeto “Escola da Natureza” que pretende lançar as bases para a criação de uma estrutura pedagógica intermunicipal através da realização de ações concertadas com vários centros, no que respeita ao trabalho com as Escolas, na produção de informação integrada e da sua disponibilização numa plataforma partilhada.

O projeto Escola da Natureza tem como principal objetivo implementar um sistema de monitorização ambiental dos ecossistemas naturais a ser aplicado preferencialmente pela comunidade jovem escolar, mas que pode e deve ser explorado também por outros públicos.

Este projeto foi candidatado pelo Município de Viana do Castelo ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), no concurso “Informação e Sensibilização dos valores naturais classificados” na tipologia de operações “Desenvolvimento de conteúdos e ações de sensibilização para a conservação da natureza junto da comunidade jovem escolar”. Será coordenado pelo CMIA com suporte científico e técnico do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho e do Centro de Conservação de Borboletas em Portugal-TAGIS. Tem como parceiros a Universidade de Coimbra, através do Instituto do Mar (Unidade de Investigação MARE), o Município de Esposende e o Município de Vila Nova de Cerveira.

Paralelamente, às escolas vai chegar o projeto “Da terra para a Terra” com uma serie de ações de sensibilização sobre a separação adequada de resíduos urbanos, evitando ao máximo o seu encaminhamento para aterro sanitário. Incide ainda sobre a importância da valorização da matéria orgânica (que representa mais de 50% dos resíduos urbanos produzidos diariamente), não só através da recolha seletiva efetuada pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo junto das cantinas escolares (que é encaminhado para a Central de compostagem da Lipor), mas também através da compostagem nas escolas como via experimental deste processo. É ainda condição necessária que as escolas dinamizem um pequeno espaço (jardim ou horta) para encaminhamento do composto produzido nas escolas. Este projeto tem como primeiro desígnio abranger o máximo de escolas do concelho, desde o pré-escolar ao ensino secundário incluindo o ensino especial.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade