Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Concerto na Igreja de Santiago de Castelo do Neiva promove Caminho Português da Costa

Rádio Alto Minho

02 Dezembro 2016, 17:48

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover este sábado, às 21:00, na Igreja de Santiago de Castelo do Neiva, o concerto “I Colori dell’Armonia” (Grupo de Música Antiga),  integrado no projeto “Sons do Caminho” de promoção do Caminho Português da Costa.

O Caminho Português da Costa a Santiago é o segundo percurso mais percorrido, a seguir a Francês, e tem registado um crescimento consolidado com crescente interesse nacional e internacional. Em Viana do Castelo, estão alguns dos mais importantes marcos deste caminho, designadamente, na Igreja de Santiago de Castelo do Neiva, onde foram encontrados, em 1931, aquando de obras na igreja paroquial, dois importantes documentos arqueológicos: uma ara votiva de período romano, dedicada às divindades dos caminhos e a inscrição de consagração da Igreja a Santiago datada do ano 862, sendo a consagração mais antiga ao apóstolo feita fora do território espanhol.

O concerto integra o conjunto de ações da Candidatura “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa” das Câmaras Municipais do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha e Vila Nova de Cerveira ao Norte 2020 no valor de 1.6 milhões de euros, com uma taxa de financiamento de 85 por cento.

Esta candidatura visa valorizar e posteriormente provir ao processo de reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário de peregrinação; dinamizar o potencial Cultural e Turístico das peregrinações a Santiago de Compostela fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios atravessados por este traçado; contribuir para o desenvolvimento de produtos identificados como estratégicos para esta região que permitam complementar a oferta existente, nomeadamente nas vertentes do Turismo de Natureza e Touring Cultural e Paisagístico; e promover a colaboração intermunicipal materializada na conceção, gestão, implementação, comunicação e promoção deste projeto de natureza Cultural, Ambiental e Turística.

Está prevista a uniformização da sinalética no Caminho, a promoção do evento cultural “Sons no Caminho”; a criação de um logótipo, guias e brochuras e de um website e aplicação móvel; a publicação de um livro científico; a requalificação de espaços; a produção audiovisual sobre o Caminho e um seminário final com os resultados do projeto.

Esta rede intermunicipal vai permitir potenciar a comunicação e promoção do Caminho Português da Costa através de uma imagem de marca única, de uma comunicação unificada, com clara racionalização de recursos, permitindo fazer mais e melhor por menos.

O Caminho Português a Santiago é o segundo percurso mais percorrido, a seguir a Francês, e tem registado um crescimento consolidado com crescente interesse nacional e internacional. A variante Caminho Português da Costa tem registado precisamente as mesmas tendências, apesar das dificuldades nomeadamente de natureza infraestrutural, nomeadamente sinalização deficiente, reduzida densidade de instalações de receção e de prestação de serviços de apoio e informação que permitam dignificar e potenciar o seu valor intrínseco e adaptá-lo às condições atualmente exigidas pelos modernos peregrinos.

O objetivo, em fase inicial de elaboração, é o de promover a classificação deste itinerário de peregrinação como Itinerário Cultural Europeu e mais tarde como Património da Humanidade. Esta classificação já foi atribuída ao Caminho Francês (em território Espanhol), respetivamente em 1987 e em 1993. As rotas do Caminho Francês em território Francês também obtiveram a classificação de Património da Humanidade em 1998.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade