Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Efetivo dos bombeiros municipais de Viana reforçado a partir de setembro com 12 novos recrutas

Rádio Alto Minho

16 Fevereiro 2017, 12:29

Acessibilidade

Publicidade

Os bombeiros municipais de Viana do Castelo vão ser reforçados, em setembro, com 12 novos elementos para responder “à diminuição de recursos humanos ao serviço e ao aumento de trabalho”. A informação foi  avançada pelo presidente da câmara a propósito da publicação, hoje, em Diário da República da lista de candidatos que concorreram ao concurso aberto pela autarquia.

José Maria Costa disse “ser essa a previsão para o início de funções dos novos recrutas, face aos procedimentos que ainda faltam concluir”.

No anúncio hoje publicado, foi tornada pública a lista dos candidatos admitidos e excluídos daquele procedimento concursal. É ainda estabelecido o prazo de dez dias úteis, para reclamações, sendo que o documento “será afixado na secção de pessoal e publicitada na página oficial da autarquia”.

A abertura daquele concurso de recrutamento foi anunciada pela Câmara de Viana do Castelo em junho de 2016. Na altura, o executivo municipal justificou a medida com “a diminuição de recursos humanos ao serviço daquele corpo municipal, sobretudo devido às regras de aposentação destes trabalhadores”.

Aquelas regras, adiantou o município, “originaram a realização de grande volume de trabalho suplementar, situação que foi mantida atendendo às rígidas limitações no âmbito do recrutamento de trabalhadores e que importa agora reverter”.

Os bombeiros municipais de Viana do Castelo foram fundados em 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto.

Contam com uma estrutura profissional constituída por mais de 50 operacionais.

Os bombeiros municipais “têm como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo. No entanto, entram em campo sempre que solicitados pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil”.

A corporação dispõe de veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo autoescada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade