Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Jovem escritor de Viana do Castelo vence II Prémio Literário Nortear

Rádio Alto Minho

22 Novembro 2016, 15:42

Acessibilidade

Publicidade

O Prémio Literário Nortear, galardão que distingue jovens escritores da eurorregião Galiza – Norte de Portugal, foi atribuído a Rui Cerqueira Coelho, natural de Viana do Castelo, pelo livro “Nós, arquipélago”.

Segundo a Câmara de Paredes de Coura, entidade parceira da iniciativa,  o livro vencedor “foi eleito por unanimidade pelo júri do concurso, entre 30 trabalhos de autores com idades entre os 16 e os 36 anos”.

Segundo o júri daquele Prémio “sobressaiu o seu “estilo impecável e potente, a narração sólida que harmoniza emoções, vínculos familiares, perceções sensoriais e evolução psicológica com uma grande profundidade”.

O júri destacou ainda “a gestão da temporalidade, a partir de uma perceção interior, que “o passado e prospeção do futuro como vazio e como mistério difícil de assumir se unem para definir interiormente um ser que toma consciência da sua existência e da sua limitação como pulso vital”.

A cerimónia de entrega do II Prémio Literário Nortear vai decorrer, na próxima quarta-feira, pelas 14:30, no Centro Cultural daquela vila do Alto Minho.

O Prémio Literário Nortear é promovido pela Consellería de Cultura, Educación e Ordenación Universitaria da Junta da Galiza, pela Direção Regional de Cultura do Norte e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal, em colaboração com a Câmara de Paredes de Coura.

Natural de Viana do Castelo, Rui Cerqueira Coelho tem 24 anos, é licenciado em Biologia e encontra-se a frequentar o Mestrado de Genética Forense, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Tem como referências literárias José Saramago, António Lobo Antunes, Jack London, Dostoiévski e Sophia de Mello Breyner.

O prémio, com um valor monetário de dois mil euros, “tem como objetivos distinguir, anualmente, obras literárias originais, promover o lançamento de novos escritores, incentivando a produção de obras inéditas no domínio da ficção, incentivar a criatividade literária entre os jovens escritores residentes na eurorregião Galiza – Norte de Portugal e fomentar a circulação e distribuição de obras literárias além-fronteiras”.

Presidido por Xosé Maria Lago García, secretário do GNP, AECT-Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça Galiza – Norte de Portugal, o júri integrou ainda os escritores Antón Riveiro Coello, Olinda Beja e Carlos Arias, o diretor da editora Edita-me, Carlos Lopes, e André Rodrigues, técnico do GNP, AECT-Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça Galiza – Norte de Portugal.

Na primeira edição do prémio, em 2015, a vencedora foi a galega Lara Dopazo Ruibal, pela obra “Clementina”, que acaba de ser editada pela Edita-me, publicação que inclui também o relato que recebeu a menção honrosa “Coração cheio de nada”, da autoria do português João Maria Cardoso.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade