Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Meia Maratona Manuela Machado com 4.000 atletas, mais 400 que em 2016

Rádio Alto Minho

12 Janeiro 2017, 12:47

Acessibilidade

Publicidade

A organização da 19.ª meia maratona Manuela Machado, no dia 22, em Viana do Castelo, anunciou hoje a participação de mais de quatro mil atletas, entre eles mais de 800 galegos, a uma semana de terminarem as inscrições.

A ex-atleta , responsável pela organização desta meia maratona, adiantou que a uma semana do encerramento das inscrições, estão confirmados, na prova principal, “4.000 atletas mais 400 do que na edição de 2016”, realçando que “a edição 2017 é a que regista o maior número de atletas galegos inscritos”.

“É um orgulho para mim ver a cidade cheia de atletas. É importante para mim ver toda esta gente a correr”, sublinhou Manuela Machado, adiantando que a prova “está inserida na associação galega de atletismo e, este ano, também está no calendário europeu” da modalidade.

Natural de Viana do Castelo, Manuela Machado é uma das atletas de referência da maratona nacional, tendo alcançado um título de campeã mundial (1995) e dois de campeã europeia (1994 e 1998), além de dois sétimos lugares em Jogos Olímpicos (1992 e 1996).

Em femininos, a edição 2017 da meia maratona que tem o nome da ex-atleta, vai contar com Clarisse Cruz. Já em masculinos, estão inscritos os atletas Ricardo Ribas, do Sport Lisboa e Benfica, Daniel Pinheiro, do Maia Atlético Clube, Hassan Lekhili, do Ourenrunnig, Manuel Hurtado Sanjurjo.

Além da prova principal, decorre em paralelo, uma caminhada solidária, com cerca de cinco quilómetros de extensão. Este ano, o valor das inscrições naquela iniciativa reverterá a favor da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (APCVC).

Ambas as provas têm partida da marginal da cidade de Viana do Castelo, na praça Marques Júnior, ao centro cultural desenhado por Souto Moura, às 10:30, do próximo dia 22.

A Câmara Municipal, conjuntamente com a associação de atletismo local e o clube Cyclones organizam a meia maratona, que conta com o patrocínio de várias empresas locais e nacionais.

Esta quinta-feira, em conferência de imprensa para apresentação da prova, o autarca José Maria Costa, disse tratat-se de “uma grande festa do atletismo e de homenagem renovada anualmente a Manuela Machado”.

“Já é uma prova de referência nacional e internacional. É um enorme orgulho ter a nossa campeã a dar a cara à grande festa do atletismo de Viana do Castelo”.

Realçou ainda “a importância da componente turística” da prova.

“Temos a oportunidade de ter aqui, durante um fim semana, muitos atletas e familiares não só de Portugal mas também da vizinha Galiza, o que aumenta a visibilidade de Viana do Castelo e do seu potencial turístico ”.

Este ano, segundo o vereador do Desporto, Vítor Lemos, “mantém-se o percurso da edição anterior” e que tem uma extensão de cerca de 21 quilómetros.

Os atletas participantes terão estacionamento gratuito no maior parque subterrâneo da cidade, no Campo da Agonia, propriedade da autarquia, com 1.080 lugares.

Realçou que “a marginal da cidade e o acesso à autoestrada A28 vão estar cortados ao trânsito” e aconselhou que “as entradas e saídas se façam pelo norte da cidade”.

A empresa Painhas E Omatapalo é a patrocinadora oficial da prova. Helena Paínhas referiu a importância da prática desportiva , sobretudo, ao ar livre.  Nesse sentido, adiantou que no âmbito da responsabilidade social da empresa o apoio à prova tem como objetivo “sensibilizar quer os seus colaboradores, quer a sociedade em geral para a necessidade de hábitos de vida mais saudaveis”.

“Há uma motivação extra. O facto da prova ser realziada em Viana, cidade onde a empresa tem a sua sede e por ser organizada pela atleta Manuela Machado”.

 

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade