Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Ministro Pedro Marques diz que obras na linha do Minho estão a decorrer a bom ritmo

Rádio Alto Minho

17 Março 2017, 1:18

Acessibilidade

Publicidade

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou na madrugada desta sexta-feira, em Viana do Castelo que as obras de modernização e eletrificação do troço entre Nine (Braga)  e Viana do Castelo estão a “correr bem”.

“Estas obras estão correr. Foi possível antecipar alguns trabalhos que tínhamos previsto nesta primeira fase da empreitada na linha do Minho. Ao longo deste ano e durante o primeiro semestre de 2018 estaremos a concluir esta primeira empreitada e a programar a empreitada desde Viana até Valença”, afirmou Pedro Marques.

O governante falava cerca das 00:00, em plena via férrea, na estação de caminhos de ferro de Viana do Castelo. Pedro Marques, acomphado do presidente da Câmara de Viana do Castelo, de membros da Comunidade Intermunicipal(CIM) do Alto Minho e de presentantes da Infraestruturas de Portugal(IP)  visitou as obras de rebaixamento de via para facilitar as passagens superiores e para a instalação da catenária que é necessária para a eletrificação da linha do Minho.

“Esta visita a esta obra serve para os portugueses compreendam plenamente que o investimento na ferrovia já saiu do papel, já está mesmo a acontecer”, disse o governante.

Pedro Marques justificou a hora da visita com o facto dos trabalhos apenas poderem decorrer entre as 23:00 e as 05:00 porque durante o dia há a circulação ferroviária normal.

“Trata-se de uma obra de grande complexidade técnica, que exigem grande planeamento por parte das equipas de engenharia”, sublinhou.

Esta sexta-feira, o ministro desloca-se a Valença para lançar a empreitada de modernização e eletrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença, num investimento de 23 milhões de euros.

A obra de requalificação, a executar num troço com uma extensão de cerca de 49 quilómetros, engloba a instalação de catenária ao longo da via, o alteamento e prolongamento das plataformas de passageiros nas estações e apeadeiros, bem como a execução de estações técnicas.

A obra prevê ainda o rebaixamento da via-férrea nos túneis de Seixas e Gondarém, a estabilização de taludes, construção de sistemas de drenagem e de estruturas de suporte e contenção e impermeabilização dos túneis de Caminha, Seixas e Gondarém.

A apresentação da empreitada de eletrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença vai decorrer, na sexta-feira, às 09:45, na estação ferroviária de Valença, anunciando-se a presença no ato do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

A eletrificação do troço Viana do Castelo-Valença junta-se à empreitada atualmente a ser executada, desde janeiro, nos 43,6 quilómetros que ligam Nine (Braga) a Viana do Castelo, num investimento de 28,5 milhões de euros e igualmente inserida num plano para modernização da Linha do Minho.

“A concretização destas duas empreitadas de requalificação e eletrificação da Linha do Minho, numa extensão global de 92,6 quilómetros, dotará a via da capacidade de circulação de comboios de tração elétrica até à fronteira com Espanha e representa um investimento superior a 80 milhões de euros”, explicou a Infraestruturas de Portugal.

A Linha do Minho integra o corredor Eixo Atlântico e a concretização do projeto de modernização reveste-se de extrema importância na ligação da rede ferroviária nacional a Espanha, nomeadamente na ligação a Vigo, aumentando a capacidade exportadora de mercadorias do país.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade