Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Museu do traje acolhe exposição de maquetes de cenografia de José Rodrigues

Rádio Alto Minho

07 Dezembro 2016, 13:32

Acessibilidade

Publicidade

O Museu do Traje de Viana do Castelo recebe, até 01 de janeiro de 2017, a Exposição de Maquetes da Cenografia de José Rodrigues, no âmbito da extensão do FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica) a Viana do Castelo.

A exposição contém diversas maquetes relativas a espetáculos de teatro nos quais o artista portuense participou nas últimas décadas, inclusivamente a maquete da peça “Terra de Lobos”, cuja cenografia realizou, em 1996, para o Teatro do Noroeste – CDV.

As peças de José Rodrigues, que faleceu no passado dia 10 de setembro, integram o Programa de Homenagem ao escultor galardoado internacionalmente. José Rodrigues, representado em várias coleções particulares e museus do país e no estrangeiro, tem também obra em Viana do Castelo. Na Praça da Liberdade ergue-se o monumento à Liberdade. Mede 16 metros de altura e 7,5 de largura e é feito em chapa de aço, coberta por uma camada exterior ferruginosa que o protege da corrosão.

Na Praça da República está o conjunto inaugurado durante as comemorações dos 750 anos do Município, assinalando a história de Caramuru, um destemido navegador que naufragou na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, em 1508, e que está intimamente ligado à história daquele país. O monumento ao Pescador, em frente ao Campo d’Agonia também é da sua autoria. É composto por uma peça de bronze assente numa taça, com movimentos alusivos ao labor do mar e encontra-se implantado na rotunda do Campo da Agonia.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade