Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Real Confraria do Vinho Verde Tinto quer relançar casta “esquecida“ em Monção e Melgaço

Rádio Alto Minho

23 Fevereiro 2017, 21:36

Acessibilidade

Publicidade

Relançar a produção do vinho verde tinto nos concelhos de Monção e Melgaço, “até agora esquecida”, é o principal objetivo de uma confraria que vai ser apresentada na sexta-feira.

Segundo o presidente da nova confraria, Aurélio Alves, “nos últimos anos a produção de vinho verde tinto foi relegada para segundo plano devido à aposta no Alvarinho”, tendência que Real Confraria do Vinho Verde Tinto quer contrariar, “enaltecendo e promovendo aquela casta”.

A produção de vinho verde tinto, sustentou, “estava muito esquecida e abandonada. O nosso objetivo é divulgá-lo para que não acabe”.

A adega cooperativa de Monção, com 1.600 associados daqueles dois concelhos do Alto Minho, é “um dos maiores produtores” daquele vinho, produzindo, por ano, “até 1,5 milhões de litros”.

A adega de Monção “é responsável por cerca de 80% da produção anual de vinho verde tinto nos concelhos de Monção e Melgaço”, afirmou o presidente daquela instituição, Armando Fontainhas, que realçou “o papel muito importante” que a nova confraria irá desempenhar na divulgação daquele vinho.

“É preciso colocar este vinho no lugar que ele merece. É um vinho fresco, aromático e típico. Uma boa opção para os dias de verão”, referiu.

A Real Confraria do Vinho Verde Tinto, “a primeira da região dos vinhos verdes dedicada em exclusivo à defesa e valorização daquela casta”, foi constituída em outubro de 2016. Surgiu “com o objetivo geral de promoção e valorização do vinho verde tinto, preservando o potencial endógeno e a autenticidade paisagística da Sub-Região de Monção e Melgaço”.

Vai ser apresentada, na sexta-feira, pelas 15:00, no Centro Cultural do Vale do Mouro, em Tangil, Monção, numa sessão que inclui o lançamento do logótipo e do traje oficial.

A cerimónia vai contar com a presença dos presidentes de Câmara de Monção e Melgaço, Augusto Domingues e Manoel Baptista, respetivamente, bem como de produtores de vinho, enólogos, entre outros.

A entronização dos confrades está prevista para 04 de março.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade