Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Teatro Municipal Sá de Miranda completou 131 anos

Rádio Alto Minho

03 Maio 2016, 8:44

Acessibilidade

Publicidade

O Teatro Municipal Sá de Miranda, inaugurado em 1885, acaba de completar 131 anos de existência. A data foi assinalada, no dia 29 de abril,  pelo Teatro do Noroeste – CDV nas redes sociais e na página eletrónica da companhia residente no teatro vianense, desde a sua fundação, em 1991.

A construção do teatro Municipal Sá de Miranda deveu-se a um grupo de personalidades vianenses que constituiu, em 1879, a Companhia Fomentadora Vianense com o objetivo de construir “um edifício civilizador” para a cidade e para a região. Por ocasião do centenário, em 1885, a Câmara Municipal adquiriu o edifício, numa altura em que a sua degradação se acentuava.

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é fundado em 1991 como companhia residente, com o intuito de capacitar a oferta cultural do território e alavancar a redinamização do Teatro Municipal Sá de Miranda. Desde então, a atividade do Teatro do Noroste – CDV e a iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo têm propiciado a promoção de obras de beneficiação, primeiro, em 1993, dando segurança e comodidade ao público e, numa segunda fase, em 2000, dotando a caixa de palco dos mais modernos equipamentos cénicos, que permitem pôr em cena os mais exigentes espetáculos.

Em 2015, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com a participação do Teatro do Noroeste – CDV, assinalou os 130 anos de existência do Teatro Municipal Sá de Miranda, com uma sessão evocativa da sua inauguração que contemplou um ato formal que teve lugar no átrio do teatro, a leitura de poesia, uma visita por espaços menos conhecidos do edifício e a exposição de um exemplar original do jornal “A Aurora do Lima”, do dia 29 de abril de 1885, exibindo a notícia da inauguração do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, o primeiro edifício do género a ser construído no Alto Minho.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade