Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Terceira edição da iniciativa “Viana Florida” decorre entre 18 e 22 deste mês

Rádio Alto Minho

05 Maio 2016, 10:09

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai promover, entre os dias 18 e 22, a terceira edição da iniciativa “Viana Florida” .Além do concurso “Florir Viana” que está já a decorrer, o evento integra ainda exposições, workshops, feirões temáticos, ateliers, feiras das flores e visitas temáticas.

Este ano sob o tema “Flores nas artes decorativas vianenses: da etnografia à economia criativa”, o Viana Florida começa no Dia internacional dos Museus (18 de maio) que, em 2016, se centra no tema “Museus e paisagens culturais”. Os museus de Viana do Castelo, abertos à comunidade, unem-se desta forma ao Viana Florida num conjunto de iniciativas que procuram aproximar os vianenses das artes decorativas que são também elas produtos e símbolos da construção histórica e cultural do mosaico paisagístico de Viana do Castelo.

Entre feiras do setor, exposições, instalações artísticas, ateliês, workshops, concursos e outras atividades de cultura e lazer, dinamizados em colaboração com o Museu do Traje, o Museu de Artes Decorativas e a casa dos Nichos, artesãos, criativos e pequenas e médias empresas, os elementos florais vão marcar a semana, com uma ligação direta aos motivos vegetais e florais, amplamente utilizados no traje à vianesa, nos bordados, nas faianças, na ourivesaria ou ainda no trabalho do estuque, como pano de fundo.

Do programa destaca-se a exposição, que vai ser inaugurada pelas 10 horas do dia 18 de Maio na Biblioteca Municipal, a feira de flores e jardinagem nos dias 21 e 22 no Jardim Público e os ateliers e workshops a decorrer no Museu do Traje.

Entretanto, está a decorrer o concurso de ornamentação com plantas e flores de varandas e montras de edifícios do centro histórico de Viana do Castelo. O “Florir Viana” integra o evento “Viana Florida ” e as inscrições decorrem até 17 de Maio através do site da Câmara Municipal e no Horto Municipal, e tem como objetivos contribuir para a valorização estética e ambiental da cidade e para a tradição portuguesa de decorar as varandas que confrontem com o espaço público, potenciando o aparecimento de recantos de grande beleza, resultantes da junção da arquitetura urbana com os conjuntos de flores.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade