Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana dá parecer positivo a prospeção de lítio no concelho face a interesse de empresa australiana

Rádio Alto Minho

07 Dezembro 2016, 22:59

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou esta quarta-feira, no final da reunião ordinária do executivo, que o município emitiu parecer favorável ao pedido de prospeção de lítio na zona norte do concelho após a manifestação de interesse por parte de uma empresa australiana.

“A Câmara foi auscultada pela Direção Geral de Energia e Geologia sobre a intenção de prospeção. Demos o nosso parecer favorável sobre as questões que se prendem com o Plano Diretor Municipal e da acessibilidade ou não a alguns locais onde se pretendem fazer as prospeções”.

Garantiu que foram “acautelados todos os requisitos não só no que diz respeito ao PDM como de todas as condicionantes ambientais”.

“Agora a decisão caberá ao Ministério da Economia. Vai depender das concessões que o Estado português entenda fazer”, especificou.

José Maria Costa adiantou que este interesse na prospeção de lítio “em grande parte” do concelho “motivou” a Câmara da capital do Alto Minho a concorrer ao novo investimento da Tesla, marca norte-americana de baterias e veículos elétricos.

A disponibilidade manifestada ao Governo em novembro passado, surge no seguimento do interesse da Tesla em construir uma nova fábrica na Península Ibérica.

“Apresentamos não só vantagens competitivas desde o bom acolhimento empresarial, à proximidade de portos e aeroportos, garantindo uma rápida entrada de matérias primas mas também porque temos a matéria prima necessária para a fabricação das pilhas de lítio que são essenciais para essa atividades”, reforçou.

No início de dezembro, o Governo anunciou a criação de um grupo de trabalho para identificar os depósitos de lítio em Portugal e também “avaliar a possibilidade de produção” deste metal, sendo as conclusões dos trabalhos apresentadas até ao final de março de 2017.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade