Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Viana do Castelo vai investir 20 milhões de euros na reabilitação de espaço público até 2020

Rádio Alto Minho

25 Outubro 2016, 18:27

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje, em conferência de imprensa um investimento de 20 milhões de euros em 30 projetos de reabilitação do espaço público e de equipamentos degradados em quatro áreas da cidade, até final de 2020.

Segundo José Maria Costa, daquele montante cerca de 16 milhões de euros são garantidos pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), três milhões de euros “representam esforço municipal” e um milhão de euros destina-se a investimento privado, a fundo perdido.

Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) candidatado aos fundos do Portugal 2020 e hoje apresentado pelo autarca socialista , nesta altura, “estão aprovadas candidaturas no valor de 5,4 milhões de euros, cujas obras estão prestes a iniciar-seno centro histórico de Darque, na envolvente do Lugar da Areia, na Rua Cidade de Riom, na área envolvente ao campo do Sport Clube Vianense, no nó do Náutico, na envolvente do Campo da Agonia, na envolvente da antiga Escola Técnica, na Casa dos Rapazes,  na Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD) e no albergue e espaço intergeracional da Santa Casa da Misericórdia.

A requalificação da antiga Praça de Touros, que será transformada em Praça Viana, também faz parte deste projeto bem como o espaço verde a criar junto ao atual parque de estacionamento perto do navio Gil Eannes.

Além da reabilitação urbana, a mobilidade sustentável e as comunidades desfavorecidas são os dois outros eixos de intervenção previstos naquele plano para as áreas do centro histórico, Darque, frente ribeirinha de cidade poente.

José Maria Costa considerou tratar-se de um “importante” envelope financeiro do FEDER que justificou com “as boas práticas” que o município tem vindo a adotar na reabilitação urbana.

“O facto de termos conseguido uma boa classificação na apreciação por parte autoridadede gestão do Norte 2020 prende-se com a estratégia e com as boas práticas que temos vindo a desenvolver na reabilitação urbana. Viana do Castelo tem indicadores de reabilitação urbana acima da média nacional. Andamos na ordem dos 19% enquanto a média nacional é da ordem dos 6%”, referiu.

Sublinhou também a “maturidade” da candidatura apresentada pelo município em outubro de 2015 por ter sido “dos poucos municípios que, na preparação da nossa candidatura, identificamos mais de 20 intenções de investimento privado, no valor de 30 milhões de euros”.

Segundo o autarca “existem incentivos para a reabilitação de imóveis para as áreas abrangidas pelos investimentos públicos, designadamente a isenção de IMI por um período de cinco anos, a isenção do IMT na primeira transmissão onerosa e Iva de 6% nas obras de reabilitação”.

“Este é muito mais do que um projeto de intervenção no espaço público. É um projeto de revitalização da área urbana mas também de promoção do sucesso escolar e da empregabilidade”, disse.

 

 

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade