Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Download +Viana

+Minho: Restaurante Camelo

Rádio Alto Minho

15 Julho 2016, 12:13

Acessibilidade

Publicidade


+Minho: “Restaurante Camelo”
Emissões: Sexta, 15.07.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 17.07.16 (20h)


Promover Viana do Castelo é promover o que melhor se faz por cá. O +Minho subscreve esta missão e hoje apresenta o Restaurante Camelo, sem dúvida, um ponto de encontro para muitos convivas. Um espaço sobejamente conhecido em todo o país e estrangeiro pelos amantes da boa gastronomia.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



Restaurante Camelo nasceu em 1983 na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, concelho e distrito de Viana do Castelo. Restaurante com pratos tradicionais do Minho como o Arroz de Galo, Rojões à Moda do Minho, Bacalhau à Camelo ou Pázinha de Anho com batatas assadas, esta entidade também está presente no Centro Comercial Estação Viana Shopping e na freguesia de Apúlia em Esposende. Deste grupo, faz ainda parte a Quinta de S. João, localizada portas meias com a unidade de origem do Restaurante Camelo, em Santa Marta de Portuzelo. Esta ultima é uma aposta da empresa no âmbito das festas e convívios de grande dimensão, tendo capacidade para acolher até 1500 pessoas.

Mas como a grande maioria das empresas de sucesso, o Restaurante Camelo começou com uma dimensão bem mais reduzida. Na verdade, começou como café e snack-bar, aposta de António Camelo quando regressou de Paris, onde esteve emigrado.

Reconhecida pela qualidade dos seus cozinhados e mais tarde premiada como melhor cozinheira do norte do país, a cunhada de António Camelo foi o “segredo do sucesso” inicial deste espaço gastronómico. A localização do espaço e o ambiente de convívio que se criou foram determinantes para o crescimento da empresa.

Com um ambiente super animado, levando muitas vezes os clientes a cometer alguns excessos, António Camelo decide abandonar o conceito de café e apostar mais na área da restauração. Avisados os seus clientes, o espaço sofre alturas alterações e rapidamente cimenta a sua posição como restaurante de referência na zona de Viana do Castelo. O reconhecimento é mais tarde reforçado com vários prémios nacionais. Se esta aposta foi ganha, o passo seguinte de António Camelo também foi acertado – Corria o ano 2000 e o empresário fazia nascer um novo restaurante a sul de Viana do Castelo. Assim surgia a unidade da Apúlia (ouvir áudio).



António Camelo, na altura apenas como “António Martins Rocha” foi mais um dos que “engrossou” o nº de emigrantes portugueses em França. Já com filhos, aos quais queria dar uma vida tranquila em Portugal, decide regressar ao país na década de 80. Tentando identificar a melhor solução profissional para seguir a sua vida em Portugal, o agora empresário reuniu-se da família para abrir o café que mais tarde daria origem à marca “Restaurantes Camelo”.

A história do nome “Camelo” é sobejamente conhecida. O nome do restaurante parte de uma homenagem de António à sua mãe, de quem deveria ter herdado o apelido, ato que lhe foi impedido à nascença por um padre amigo da família.

António Martins da Rocha Camelo viveu anos dourados na frente dos espaços que criou. Após a expansão da marca para a unidade da Apúlia, o Restaurante Camelo abriu também em 2003 um novo espaço na cidade de Viana do Castelo, nomeadamente no Estação Viana Shopping. Contudo, faltava ainda dar resposta a um público que apreciava a qualidade do serviço Camelo mas que necessitava de um espaço maior para as suas celebrações e convívios. Percebendo esta lacuna, António Camelo abre portas a um novo espaço, paredes meias com a casa mãe em Santa Marta de Portuzelo. A Quinta de S. João dá aos seus clientes a possibilidade de estar perto da cidade, e distante do resto do mundo. Próxima de Viana do Castelo aqui encontra um espaço dedicado à organização de eventos com todas as condições para realização de casamentos, batizados, aniversários, comunhões, bailes de finalistas, festas temáticas, conferências, exposições, desfiles de moda, convívios empresariais entre outros (ouvir áudio).



António Camelo sempre primou pela qualidade do seu serviço. Oferecer qualidade nos seus produtos, no atendimento, na simpatia, sempre a um preço justo. Para o empresário, este é um dos segredos do negócio que gere, juntamente com o profissionalismo da sua equipa e as campanhas de divulgação que efetuou em determinadas feiras gastronómicas em Portugal e estrangeiro.

Os tempos mudaram, a qualidade mantem-se e o Restaurante Camelo continua a ser uma referência no norte do país. António Camelo tem feito o necessário para atualizar o espaço dos restaurantes e as suas listas, indo de encontro ao gosto dos clientes mas preservando sempre a sua matriz regional. O elevado valor das taxas de IVA na restauração e o recrutamento da equipa são as principais dificuldades na gestão do grupo Camelo, que já emprega mais de 40 funcionários (ouvir áudio).



O Restaurante Camelo está quase a comemorar 35 anos de vida. O espaço já recebeu inúmeros Presidentes da República, ministros, pessoas das artes e da música como Amália Rodrigues entre outros. Esses são também motivos de orgulho para António Camelo que assim vê o seu esforço reconhecido na condução da empresa. Atualmente o empresário dedica-se a supervisionar o espaço, a acolher os clientes também à horta biológica que fornece o restaurante.

Em jeito de balanço e olhando para o início da sua atividade e para o presente, o fundador do Restaurante Camelo vê grandes mudanças no setor. Hoje, garante António Camelo, a concorrência é agressiva e muitas vezes desleal, a carga fiscal é um dos principais obstáculos ao sucesso das empresas de restauração, o cliente prefere muitas vezes o preço à qualidade e trabalha-se efetivamente em maior quantidade mas obtém-se menor lucro.

Restaurante conceituado e premiado, com excelentes especialidades minhotas, O Restaurante Camelo oferece uma cozinha farta e bem confecionada. Com uma ementa variada e uma boa garrafeira, os restaurantes Camelo primam pela qualidade que apresentam ao cliente. Para o futuro, António Camelo tem vários projetos no sentido da dinamização das várias unidades e na revitalização em particular do espaço da Apúlia.

Em pleno verão e porque não podíamos deixar de abrir o apetite para um almoço ou jantar no Restaurante Camelo num destes fins-de-semana, desafiamos António Camelo a fazer a sua sugestão gastronómica (ouvir áudio).


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


+Minho: “Restaurante Camelo”
Emissões: Sexta, 15.07.16 (12h30 e 18h30) | Domingo, 17.07.16 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves
Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoio: Blisq Creative

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Siga-nos

Comentários

Publicidade