Estamos a melhorar a sua experiência no nosso site.
Novidades brevemente!

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Desentupimentos e Limpeza de Fosas, Assistência a Caldeiras, Detecção de Fugas de ÁguaDesentupiemntos Industriais e DomésticosAssistência Cladeiras e Esquentadores
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

+Viana: Grupo I.F.T. – Instituto de Formação e Transportes

de Rui Gonçalves (RAM)

atualizado às 19:40,Sex, Janeiro, 2018   Download


+Viana: “Instituto de Formação e Transportes”
Emissões: Sexta, 26.01.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 28.01.18 (20h)

Este mês, o +Viana dá a conhecer a história e a atividade do grupo I.F.T. – Instituto de Formação e Transportes.

Fundada em Abril de 2014, a empresa surge do empreendedorismo e resiliência de dois jovens naturais de Viana do Castelo. Uma sociedade constituída a partir de uma simples conversa à mesa do café, das particulares circunstâncias de vida dos dois amigos de longa data e do conciliar das sinergias de ambos em desenvolver uma nova oferta de qualidade na atividade da formação profissional, no concelho onde residem.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



Da ideia aos atos, o Instituto de Formação e Transportes passou a ser uma realidade em pouco mais de 30 dias. E do projeto inicial, que consistia em oferecer serviços de formação profissional ao setor dos transportes, 4 anos depois, o IFT apresenta-se como um multifacetado grupo que atua em diferentes áreas da formação e diversos setores de mercado, conciliando esta atividade com uma academia de línguas e com uma associação de apoio à mulher. Fisicamente, a estrutura que nasceu no centro da Cidade de Viana do Castelo, expandiu-se já para o distrito de Braga e para as mais variadas áreas geográficas do País, através de um conjunto de parcerias estratégicas.

Apesar das circunstâncias que deram origem à empresa, a decisão de criar o Instituto de Formação e Transportes não foi um processo complicado. Segundo os dois sócios fundadores, a amizade que nutrem à longos anos e a concertação das ideias de ambos, foram fatores que amenizaram o risco da decisão e incentivaram ao desenvolvimento do projeto.

Hugo Parente trabalhava como formador na área rodoviária, Luís Ferreira exercia funções de coordenador operacional de uma empresa na área do lazer. As aspirações a desenvolverem um percurso profissional independente não passavam de “ideias de negócio” que quase sempre esbarravam no conforto associado à atividade profissional que ambos exerciam por conta de outrem. Contudo, o início do ano de 2014 foi de transformação na vida de Luís Ferreira, deparando-se com o encerramento da empresa onde trabalhava e consequentemente com uma situação de desemprego. Desafiando-se mutuamente, os amigos passaram a sócios e de funcionários passaram a empreendedores (ouvir áudio).



Atualmente certificada em 11 áreas distintas, a atividade do Instituto de Formação e Transportes recolhe a validação de entidades como o DGERT, o Instituto de Mobilidade e Transportes, a Entidade Reguladora da Saúde, o MAI e a Ordem dos Psicólogos.

Das originais formações ligadas ao setor dos transportes, destinadas a motoristas de pesados de mercadorias e passageiros, táxi, matérias perigosas, manobradores de máquinas e equipamentos, passando pelos cursos de segurança para porteiros ou vigilantes, no decorrer dos anos, o IFT alargou a sua oferta formativa a áreas como a saúde e psicologia, desenvolvimento pessoal, línguas ou informática, apresentando recentemente um conjunto de formações financiadas nas mais diversas áreas, oferecendo gratuitamente estes serviços a empresas ou entidades individuais.

Contando já com mais de 7000 formandos no seu portfólio formativo, os sócios fundadores do I.F.T. não esquecem as parcerias estratégicas que estabeleceram com entidades externas no início da atividade da empresa e que lhes permitiu “ganhar asas” no mercado (ouvir áudio).



Com uma atitude pró-ativa dos sócios fundadores e o empenho de uma equipa de trabalho que engloba atualmente 14 colaboradores nos quadros do grupo, segundo Hugo Parente e Luís Ferreira, grande parte do sucesso do IFT é fruto de uma equipa jovem, responsável e qualificada.

Se a equipa tem sido fundamental na estratégia de sucesso do Instituto de Formação e Transportes, outra componente vital tem sido a diferenciação nos serviços que o IFT coloca ao dispor dos seus clientes, bem como o alargamento estratégico da área geográfica de atuação. Com uma forte implantação no distrito de Viana e concelhos limítrofes, a empresa sediada em Viana abriu ainda portas em Braga e em Vila Verde. Segundo os seus sócios, através das diversas parcerias realizadas, a empresa tem atuado ainda um pouco por todo o país, do norte ao sul, estando a preparar-se para realizar diversas ações na ilha da Madeira.

Não se resumindo única e exclusivamente à formação profissional, o grupo IFT alargou também a sua área de atividade a outros setores, criou uma academia de línguas e desenvolveu uma associação que visa promover soluções de âmbito social que tentam dar resposta a problemas da comunidade, especialmente do género feminino (ouvir áudio).



Perspetivando continuar a crescer nos próximos anos através da qualidade do serviço, do alargamento da oferta formativa e da zona geográfica de atuação, nomeadamente para a Lisboa e quase a completar 4 anos de existência, Hugo Parente e Luís Ferreira definem o percurso do IFT como o resultado de um investimento continuo, do trabalho desenvolvido por uma equipa eficaz, da qualidade e inovação nos serviços prestados e da sorte que têm tido ao longo do trajeto.



O grupo IFT – Instituto de Formação e Transportes é o destaque “+Viana” deste mês.

Uma empresa sediada em Viana do Castelo, que não tem parado de crescer e que visa prestar um serviço de proximidade, focado no cliente, tendo como objetivo a prestação de serviços integrados de apoio à consolidação e certificação de competências técnicas para o trabalho e recursos humanos das organizações.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


+Viana: “Instituto de Formação e Transportes”
Emissões: Sexta, 26.01.18 (12h30 e 18h30) | Domingo, 28.01.18 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do Castelo e Blisq Creative

+Viana: SkinLab2 semanas

+Viana: SkinLab ...2 semanas

+Viana: Kartódromo de Viana2 meses

+Viana: Kartódromo de Viana ...2 meses

+Viana: Grupo I.F.T. – Instituto de Formação e...3 meses

+Viana: Grupo I.F.T. – I ...3 meses

+Viana: Misturacor4 meses

+Viana: Misturacor ...4 meses

+Viana: G9 Telecom5 meses

+Viana: G9 Telecom ...5 meses

+Viana: Dental, Clínica de Medicina Dentária6 meses

+Viana: Dental, Clínica de Med ...6 meses

+Viana: Macedo & Macedo, Lda.9 meses

+Viana: Macedo & Macedo, ...9 meses

+Viana: Vamos “Reabilitar Viana” com...10 meses

+Viana: Vamos “Reabilita ...10 meses

+Viana: “SANITOP, liderança e...11 meses

+Viana: “SANITOP, lidera ...11 meses

Blisq Creative