Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Rádio Alto Minho - FBC Rent
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Roady
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

+Viana: XPAND IT, Viana no topo da tecnologia

de Rui Gonçalves (RAM)

atualizado às 15:45,Sex, Abril, 2017   Download


+Viana: “Xpand IT”
Emissões: Sexta, 21.04.17 (12h30 e 18h30) | Domingo, 23.04.17 (20h)


Este mês viajamos até ao infinito mundo da informática e particularmente ao ramo das tecnologias de informação. Uma viagem que começa na sede da empresa nossa convidada, sediada em Viana do Castelo, mas que nos leva até cidades como Lisboa e Londres, onde também tem delegações, e a mais 77 países onde está presente com os seus produtos e serviços, servindo atualmente mais de 1600 clientes.

No +Viana deste mês damos a conhecer a Xpand IT e Pedro Gonçalves, um dos cofundadores da empresa.


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:



A Xpand IT é reconhecida pelo seu conhecimento técnico e pela “Paixão pela Excelência”. Apresenta-se como uma empresa global especializada em planeamento estratégico, consultoria, implementação e manutenção de software empresarial, totalmente adaptado às necessidades do seu cliente. O portfólio da empresa inclui serviços e produtos em Business Intelligence, Big Data, BPM e Enterprise Middleware, Mobilidade Empresarial e Plataformas Colaborativas. Destacando-se pela sua abordagem inovadora, a Xpand IT conta com clientes em todo o mundo incluindo a Tesla, Porsche, Nike, Vodafone, Lufthansa ou IBM. Empresa PME Excelência 7 vezes consecutivas, a Xpand IT contabilizou em 2016 um volume de negócios na ordem dos 7,5 ME.

Tudo começou no final de 2003 sob a orientação de dois empreendedores: Marco Oliveira e Pedro Gonçalves. O seu objetivo principal era fazer da Xpand IT uma empresa de referência, com um elevado nível de especialização em tecnologias de vanguarda, recorrendo a uma abordagem disruptiva ao nível da utilização de metodologias e ferramentas no ciclo de desenvolvimento de software. Atualmente, com uma equipa de mais de 170 experts, a Xpand IT tem vindo a dar vida a projetos inovadores nas diversas áreas tecnológicas, atuando sempre com base na sua cultura, valores e princípios.

Com início de atividade em 2003, na reta final dos anos da crise associada à “bolha da internet”, a Xpand IT foi conquistando mercado de “forma natural”, através da qualidade e dedicação aos seus clientes, criando laços de confiança com o mercado. Em franco crescimento, a expansão da empresa dá-se com a introdução do conceito “unidades de negócio”, desenvolvendo equipas em áreas específicas de tecnologias de informação (ouvir áudio).



A Xpand IT aposta na especialização tecnológica como eixo diferenciador para a criação de valor de negócio. Na área dos serviços a empresa destaca-se nas áreas da Integração de sistemas, Business Intelligence, desenvolvimento de aplicações móveis e análise de dados. Em termos de produto, a Xpand IT apresenta online as suas “duas bandeiras” nas áreas Reporting e Test Management. Como uma postura global, especialista em BI & Analytics, Big Data, Enterprise Middleware, Mobilidade Empresarial e Ferramentas Colaborativas, a Xpand IT tem uma vasta oferta de produtos e serviços usados pelas principais empresas da Fortune 500, destacando-se entre elas a Tesla, Porsche, Nike, Vodafone, Lufthansa ou a IBM.

Numa altura em que se discute enormemente a possibilidade da marca de automóveis americana Tesla se instalar na Europa e inclusive na cidade de Viana do Castelo, a Xpand IT revela que um dos softwares da empresa é peça fundamental na construção daqueles que são considerados os “automóveis do futuro” (ouvir áudio).



Do vasto portfolio de clientes da Xpand It, destacam-se empresas como a AIRBUS, a BOEING, VERIZON, VODAFONE, PORCHE ou a ROLEX. A exigência e responsabilidade da empresa para com clientes desta dimensão exigem um constante investimento em investigação e disponibilidade. Contudo, Pedro Gonçalves adianta que parte do segredo do sucesso da empresa que dirige é a constante linha de comunicação que mantem com os clientes, a fim de aferir das suas necessidades.

Reconhecendo ser área de negócio com concorrência à escala global e um mercado cada vez mais competitivo, o cofundador da Xpand It identifica este setor como sendo um dos mais promissores no presente e futuro da economia, destacando o papel da tecnologia no futuro da humanidade e enquanto área profissional.

Apesar dos 170 colaboradores que emprega atualmente, a Xpand It debate-se com o desafio da falta de recursos humanos (ouvir áudio).



Sob o lema “paixão pela excelência”, Pedro Gonçalves classifica a dedicação, o gosto pela atividade e o profissionalismo como valores da empresa e alicerces fundamentais no crescimento da empresa. Como sem “equipa” não há empresa, a Xpand It tem ainda uma politica de motivação dos seus colaboradores que passa pela confraternização conjunta e pelo desenvolvimento de espaços e dinâmicas de “team building”.

Apesar da formação académica de ambos os fundadores da empresa incidir na engenharia informática, atualmente, Pedro Gonçalves assume o papel de coordenação estratégica das diversas equipas da Xpand IT e Marco Oliveira o de gestão administrativa da empresa. Quase 15 anos após a criação da Xpand IT, Pedro Gonçalves afirma que o empenho e a dedicação dos dois cofundadores é a mesma do início, ainda que com tarefas diferentes e uma maior eficácia de resultados. A decisão de ambos em estabelecer uma empresa deste ramo em Viana do Castelo foi sempre vista como uma oportunidade, valorizando a cidade no que respeita às suas características e potencial e acesso a recursos humanos.

O sucesso da Xpand IT augura um futuro promissor. Com 70% de vendas para o mercado interno e 30% para o mercado internacional, Pedro Gonçalves e Marco Oliveira pretendem reorientar a empresa nos próximos tempos para a “área de produto”. O desafio lançado pelo empresário é ainda o de ter mais informáticos disponíveis para trabalhar em Viana do Castelo (ouvir áudio).


OUVE A REPORTAGEM COMPLETA AQUI:


+Viana: “Xpand IT”
Emissões: Sexta, 21.04.17 (12h30 e 18h30) | Domingo, 23.04.17 (20h)


Ficha técnica:
Produção e apresentação: Rui Gonçalves | Sonoplastia: Celso Carvalhosa
Apoios: Câmara Municipal de Viana do CasteloBlisq Creative

+Viana: Macedo & Macedo, Lda.4 semanas

+Viana: Macedo & Macedo, ...4 semanas

+Viana: Vamos “Reabilitar Viana” com...2 meses

+Viana: Vamos “Reabilita ...2 meses

+Viana: “SANITOP, liderança e...3 meses

+Viana: “SANITOP, lidera ...3 meses

+Viana: XPAND IT, Viana no topo da tecnologia4 meses

+Viana: XPAND IT, Viana no top ...4 meses

+Viana: LINK Cowork & Business5 meses

+Viana: LINK Cowork & Bus ...5 meses

+Viana: Auto Valverde6 meses

+Viana: Auto Valverde ...6 meses

+Viana: Baltor – Engenharia e Construção7 meses

+Viana: Baltor – Engenha ...7 meses

+Minho: Hotel Flôr de Sal8 meses

+Minho: Hotel Flôr de Sal ...8 meses

+ Minho: Galáxia Discos10 meses

+ Minho: Galáxia Discos ...10 meses

Blisq Creative