Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Rádio Alto Minho - Misturacor
Rádio Alto Minho - Roady
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Exposição de fotografia mostra quatro semanas do Projeto Imagine Conceptuale em Viana

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 17:33,Qui, Outubro, 2017

PUBLICIDADE

Que perceção terá da fotografia uma pessoa cega ou com baixa visão ? A interrogação a que o projeto Imagine Conceptuale procurou dar resposta durante as quatro semanas em que trabalhou com crianças e adultos com deficiência visual de vários concelhos do Alto Minho. O resultado, em forma de fotografia, vai ser mostrado ao público numa exposição que abre portas no sábado, às 17:30, no edifício dos Paços de Concelho, em Viana do Castelo.

Este projeto, promovido pelo Movimento de Expressão Fotográfica (MEF) e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pretende facilitar o acesso à arte e fomentar a expressão pessoal dentro do universo particular da fotografia.

No distrito de Viana do Castelo, o projeto foi desenvolvido em 2016 e 2017 com a parceria da Íris Inclusiva e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Foram percorridos 3.174 quilómetros em 28 dias de atividade no terreno com crianças e adultos com deficiência visual de vários concelhos da região.

Com o objetivo de promover o contacto com a fotografia criada, o MEF trabalhou com o apoio do Robert Allison para desenvolver uma técnica sensível ao toque para possibilitar a áudio-descrição da imagem fotográfica.

Foi trabalhada a inclusão da imagem, em que esta fica acessível através de três pontos: a imagem visível, a interpretação das texturas que identificam distintas zonas da imagem e a sua áudio-descrição.

Atividade Fotográfica “Imagens do Sentir”
Será possível conceber e compreender imagens sem utilizar a visão?Nesta atividade fotográfica os participantes vão experimentar formas alternativas de reconhecer, organizar e dar sentido a pequenos trajetos na cidade.

“Imagens do Sentir” é uma atividade ligada ao projecto Imagine Conceptuale.  Cada participante, acompanhado por outro – e revezando-se ambos nos papéis de descritor e de construtor de imagens –, deixa-se orientar pelo tato, pela descrição e pelo som, dando largas à criatividade e às emoções, para captar imagens mentais e fotográficas que depois serão visualizadas e comparadas com a descrição.

Os participantes deverão trazer um dispositivo digital de captação de imagem (telemóvel, câmara fotográfica, etc.)

RAM -
RAM -
RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative