Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

1º encontro de alunos e ex-alunos de Design do Produto do IPVC acontece dias 24 e 25 de maio

Rádio Alto Minho

24 Maio 2017, 9:13

Acessibilidade

Publicidade

ALUMNI DP é a designação do primeiro encontro de alunos e ex-alunos do curso de licenciatura em Design do Produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) que vai decorrer dias 24 e 25 deste mês.
Um encontro que surge, segundo a coordenadora do curso Liliana Soares, num momento histórico e marcante para este ciclo de estudos que foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) por 6 anos.
“Por um lado, este reconhecimento é importante e sinónimo de confiança para os alunos de Design que, numa época de incertezas, veem, muitos vezes, os seus sonhos dissiparem-se na complexidade e na contradição do nosso tempo. Por outro lado, o regresso a casa de ex-alunos que alcançaram etapas necessárias no seu percurso profissional como designers, revela-se uma ocasião para celebrar o Design enquanto disciplina estratégica, sustentável, criativa e com responsabilidade social”.
Esta primeira edição do ALUMNI DP, organizada pela Coordenação do Curso e pelos alunos desta licenciatura, acontece nos dias 24 e 25 de maio.
“O dia 24 de maio será marcado por um Workshop de Design, com início às 10h, orientado pelo Designer Jorge Passos (ex-aluno DP 2011) gerente da empresa Double Concept Bar (DCB) com sede em Viana do Castelo. Este Workshop é direcionado aos alunos do primeiro ano e do segundo ano do curso e será coorientado, via Skype, com os ex-alunos João Teixeira (ex-aluno DP 2013) e Roberto Alves (ex-aluno DP 2014) da empresa fafense Cadeinor. A esta equipa junta-se a equipa de docentes de Design do Produto – Ermanno Aparo, João Martins e Luís Mota”, revela Liliana Soares.
No dia 25 de maio, explica a coordenadora do curso de licenciatura em Design do Produto, pretende-se mostrar a competência e a diversidade da formação em Design do Produto, tendo sido convidados cinco ex-alunos que se têm afirmado em áreas distintas do Design.
“A primeira parte deste dia dedicado às conferências, moderada pelo docente Jorge Teixeira, e que terá a presença da designer Bruna Vasconcelos (ex-aluna DP 2010), que fundou no Porto, a empresa BV, Jewellery for Passionate People, demonstra a importância do Designer do Produto para se lançar no território da produção artesanal, cruzando o seu saber e a sua metodologia com o saber fazer dos ourives da região.
Filipa Pereira (ex-aluna DP 2008) e Humberto Duarte (ex-aluno DP 2006) criaram a empresa AlcateiaLAB focando-se num nicho de mercado específico, nomeadamente, o Design de Exposições. Estes dois casos de âmbitos diferentes demonstram e validam a competência do Designer do Produto quer enquanto empreendedor do seu próprio negócio, quer enquanto motivador de âmbitos que se conectam a outras áreas, promovendo a interdisciplinaridade, a criatividade e a sustentabilidade empresarial”.
Liliana Soares adianta ainda que “a estes dois casos junta-se a Investigação em Design, ao nível do Doutoramento, da designer Andreia Carvalho Cunha (ex-DP 2013), atual doutoranda em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design.
O primeiro ALUMNI DP termina com a participação do designer interno da empresa CIFIAL S.A., Carlos Ribau (ex-DP 2005), distinguido, recentemente, com o Red Hot Design Award com a torneira progressiva de parede da linha TH400. Esta segunda parte das conferências será moderada pelo docente e ex-aluno do curso Ricardo Cabral (2005).
Este ano, o ciclo de Estudos de licenciatura em Design do Produto celebra a sua diversidade e a sua singularidade juntando alunos, ex-alunos, docentes e empresas parceiras. Espera-se que a primeira edição do ALUMNI DP represente um momento de reflexão e de estímulo criativo para o trabalho que toda a comunidade académica de Design do IPVC tem vindo a desenvolver nos últimos anos.
Agenda do Evento:
DIA 24: O workshop*, 9:30h Sala S.2.2
Temática: TSUKENE: simbiose entre academia e indústria – o sistema de produto aplicado no âmbito do equipamento de escritório (iniciação ao autodesk fusion360)
Dinamizador: Jorge Passos, João Teixeira e Roberto Alves (ex. Aluno)
Parceria: Cadeinor
Temática: Apresentação do Briefing do projeto (projeto a realizar na parte da tarde)
(Limitado a 30 inscrições e aos …alunos de 1º e 2º ano)
Cont. Workshop: 14H00, Sala das Oficinas
Temática: TSUKENE: simbiose entre academia e indústria – o sistema de produto aplicado no âmbito do equipamento de escritório (iniciação ao autodesk fusion360)
Dinamizador: Jorge Passos (ex. Aluno)
Apoio: Emanno Aparo, João Martins e Luís Mota e ainda de dois alunos monitores Ivo Silva e Diogo Vieira
JANTAR DE CURSO* (9:00H) & FESTA DO EVENTO NO DCB
DIA 25: Conferência
Representantes: Liliana Soares, coordenadora do curso, Carlos Melo, representantes dos alunos
1º Parte: Casos de forte vertente de empreendedorismo
Moderador: Jorge Teixeira
Oradores: Bruna Vasconcelos, Humberto Duarte e Filipa Pereira
2º Parte: Orientação para a investigação em Design e Design Industrial
Moderador: Ricardo Cabral (ex. Aluno)
Oradores: Andreia Cunha e Carlos Ribau

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade