Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Artes florais com quatro metros de altura e 100 mil flores criadas em cinco praças de Viana

Rádio Alto Minho

24 Maio 2017, 15:17

Acessibilidade

Publicidade

Cerca de 100 mil flores vão ser utilizadas, no sábado, em arranjos florais com quatro metros de altura a criar por 30 profissionais de todo o país e da Galiza, em cinco praças de Viana do Castelo.

Em causa está a primeira edição do concurso de artes florais denominado “Festival de Flores”, hoje anunciado pela Câmara local e que irá decorrer, no sábado, no âmbito do programa “Viana Florida”, promovido por aquela autarquia, com o apoio da Cooperativa de Arte Floral (CAF).

Fonte autárquica revelou que “as 100 mil flores, todas de produção nacional, são oferecidas por diversos produtores nacionais, sobretudo de Viana do Castelo, Montijo, Leiria e Tomar”.

“Serão utilizadas diversas espécies de flores e verduras nas cinco estruturas florais de grandes dimensões, destacando-se como exemplo 10.000 gerberas e 5.000 margaridas”, sustentou aquela fonte.

Cravos, cravinas, cravos-da-Índia, rosas, aspargus, ruckus, camélias, azáleas, coroas de rei, statice, são outras das espécies que vão dar forma às criações artísticas dos 30 floristas profissionais convidados pela organização.

Aqueles profissionais integram os cinco grupos, compostos por seis elementos cada que vão participar no evento e que são oriundos de diversos pontos do país, sendo que dois são provenientes da Galiza.

“Os trabalhos de pormenor na conceção dos arranjos florais serão muito exigentes, dado o elevado tamanho das estruturas, o que implica determinados cuidados de segurança e a necessidade de garantir alguma conservação das flores, sendo utilizadas pipetas e esponjas, entre outros materiais”, explicou a fonte autárquica.

A primeira edição do “Festival de Flores” vai decorrer nas praças da República, da Liberdade e nos largos de São Domingos, da Estação e da Capela das Almas.

A iniciativa da Câmara local, que conta com o apoio da CAF, escola certificada e que organiza formação em arte floral, integra programa “Viana Florida”.

Aquele programa pretende “projetar a tradição da arte floral como atração turística, estabelecer parcerias com os agentes do sector, promover as festas e romarias associadas à flor, designadamente, as romarias de Vila Mou, Vila Franca e Alvarães e animar o centro histórico da cidade”.

O “Viana Florida” inclui ainda, no próximo fim-de-semana, no jardim público da cidade, uma feira de flores e jardinagem e um encontro de floristas e decoradores profissionais no auditório do Centro de Mar de Viana do Castelo, instalado a bordo do navio-museu Gil Eannes.

Aquele encontro vai contar com a presença de Tó Romano, responsável pelo movimento Eva Dream – Florir Portugal, que pretende mobilizar os cidadãos para fazer de Portugal um país mais florido.

Ainda no âmbito do “Viana Florida e, pelo segundo ano consecutivo, está a decorrer o concurso “Florir Viana”, que “visa a ornamentação com plantas e flores de varandas e montras dos edifícios inseridos ou envolventes do centro histórico da cidade”.

 

Fotos: Eduardo Pereira

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade