Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Artesã de Viana nomeada para Grande Prémio Carreia do Prémio Nacional de Artesanato

Rádio Alto Minho

20 Novembro 2017, 13:43

Acessibilidade

Publicidade

A artesã de Viana do Castelo, Isilda Parente, acaba de ser nomeada para o “Prémio Nacional do Artesanato 2017”, na categoria de “Grande Prémio Carreira”, criado pelo IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional. As votações nas diferentes candidaturas nomeadas para este prémio são online de decorrem até 25 de novembro.

O Prémio Nacional do Artesanato tem por objetivo incentivar a produção artesanal, nas suas vertentes tradicional e contemporânea, distinguindo artesãos que se destacam pelas competências técnicas e profissionais e pela excelência dos resultados alcançados, assim como agentes e entidades públicas e privadas com intervenções relevantes na promoção das artes e ofícios.

O Prémio é constituído por 6 categorias: Grande Prémio Carreira; Prémio Inovação; Prémio Empreendedorismo Novos Talentos; Prémio Investigação; Prémio Promoção para Entidades Privadas; e Prémio Promoção para Entidades Públicas

Esta iniciativa pressupõe uma votação pela Internet, tendo em vista promover a participação da comunidade nesta iniciativa, através do voto nas candidaturas nomeadas por um Comité de Avaliação nas várias categorias. O voto processa-se por submissão eletrónica, entre 15 e 25 de novembro de 2017, podendo ser escolhida uma das nomeações em cada categoria e não podendo o utilizador votar mais do que uma vez.

A votação é realizada através do seguinte link:

https://certvote.com/mballot/262110/registration

 

Isilda Parente recebeu o título de Cidadã de mérito de Viana do Castelo, em 1985, Começou a dedicar-se profissionalmente ao artesanato, velando sobretudo pela qualidade do bordado e pela preservação dos motivos e padrões genuínos que tão bem o identificam.

Contudo, tal não significou que se tenha limitado a manter o bordado já conhecido mas procurou e conseguiu fazê-lo evoluir. Nesse processo, foi imprescindível um grande empenho na procura de novas cores, texturas e composições que se adaptassem ao contexto atual, tendo sempre o cuidado de nunca descaracterizar o bordado tradicional.

Este esforço tem vindo a ser reconhecido, sendo prova disso os diversos prémios já conquistados e os diferentes países (tais como Espanha, França, Alemanha; Itália; Brasil e Japão) onde Isilda Parente tem dado a conhecer o seu trabalho, através de várias exposições. Para a sua difusão muito contribuiu também o trabalho realizado com o estilista Nuno Gama, através de uma interessante simbiose entre a moderna alta-costura e a velha tradição alto-minhota.

Isilda Parente também trabalhou em 2012 com a estilista Anabela Baldaque (trabalho do qual resultou a peça “A Conquista”, um vestido em algodão e viscose, bordado em vidrilho, segundo desenhos tradicionais de Viana) e com o designer Rafael Costa (trabalho do qual resultou um casaco que “representa nos seus motivos Portugal e os amores de hoje”).

É ainda de salientar o facto de terem sido executadas na oficina de Isilda Parente, as toalhas usadas nas receções do Palácio de Belém.

Isilda Parente é, assim, uma das principais responsáveis pela revitalização do Bordado de Viana, através do seu importante trabalho de preservação, divulgação e adaptação do tradicional ao atual. Por esse motivo, a notoriedade e o reconhecimento do seu trabalho têm sido uma constante, sendo hoje uma referência neste tipo de produção artesanal”.

Foto retirada da página do facebook de Isilda Parente

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade