Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Cerveira desafia população a “vestir-se” de vermelho para a Queima do Judas

Rádio Alto Minho

20 Março 2018, 11:42

Acessibilidade

Publicidade

Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, quer “vestir-se” de vermelho, no dia 31, à noite, para recriar, no centro histórico da vila, a Queima do Judas, num espetáculo comunitário promovido pela Câmara há 12 anos. A autarquia,  liderada por Fernando Nogueira “desafia” as “centenas de pessoas que todos os anos assistem ao espetáculo” a envergar uma peça de roupa de cor vermelha na tentativa de “criar uma espécie de manto vermelho que envolva o centro histórico da vila, onde decorrerá a representação popular”.

“Na Bíblia, o vermelho simboliza a humanidade e a vida. Surge associado ao sangue de Jesus, ao amor de Deus, ao sangue do cordeiro, à expiação e à salvação. É ainda a cor do pecado, do diabo e da tentação. A morte de Judas dá-se num local chamado Campo de Sangue”, explica aquela autarquia.

A representação popular, produzida pela companhia Comédias do Minho, está marcada para dia 31, às 23:30, “vai ocorrer em sete espaços públicos do centro histórico da vila”.

“Procurando uma maior interação e envolvimento da população, os promotores do espetáculo pretendem recriar este manto vermelho. Para isso, o desafio lançado a à população e aos visitantes para que saiam à rua vestidos de vermelho”, acrescentou.

O espetáculo, que conta com a participação de “uma centena de intervenientes, entre atores amadores e figurantes, atrai, todos os anos, muitos visitantes da vizinha Galiza”.

Segundo o município, a representação popular preparada pela Comédias do Minho “será feita num percurso, que se divide entre sagrado e profano, composto por sete pontos-chave com música ao vivo, dança, cor e muita festa até chegar ao dia do julgamento final, onde Judas será julgado e queimado num cenário de grande escala”, especificou o município.

Os diferentes quadros da encenação “será acompanhada por música clássica, sacra e eletrónica”.

A Queima de Judas é uma festa popular que tem lugar no sábado que antecede a Páscoa na qual se recupera o ritual pagão da morte do ano velho e da chegada da primavera.

“Numa representação de pendor simultaneamente sagrado e profano, ritualiza-se a morte de Jesus Cristo, condena-se Judas, o traidor, convocam-se os vivos e os mortos e expurgam-se todos os males para comemorar o início de um novo ciclo”, referiu.

Com texto de José Lopes Gonçalves, o espetáculo tem encenação de Joana Magalhães e interpretação de atores da Comédias do Minho e de atores amadores de Vila Nova de Cerveira.

Bernardo Soares, Catarina Santos, DJ Klarion, Isabel Carvalho, Pedro Lameira, Ricardo Casaleiro, Vasco Ferreira são os responsáveis pela música e Diogo Carvalho pela multimédia.

A iniciativa conta ainda com a participação do grupo de ?motards’ Mototerra, da Associação CATT- Amigos de Cerveira Todo o Terreno, colaboradores da Câmara e dos Bombeiros Voluntários.

Entre os dias 27 e 29, decorre ainda um ‘atelier’ de construção do chamado “Judinhas”.

A iniciativa, aberta a toda a população, utiliza materiais reciclados para a construção daquela figura que, no dia do espetáculo, será distribuída à população.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade