Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Elevador de Santa Luzia transportou mais 25 mil pessoas num ano

Rádio Alto Minho

17 Janeiro 2018, 12:49

Acessibilidade

Publicidade

O elevador que liga a cidade de Viana do Castelo ao monte de Santa Luzia transportou, em 2017, mais 25.302 pessoas, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Os números foram revelados hoje pela Câmara Municipal que adiantou que, desde que reabriu ao público, em 2007, após obras de substituição de cabos e de manutenção, o funicular foi utilizado por mais de 978 mil passageiros.

“Entre abril de 2007 e dezembro de 2017, utilizaram o funicular 978.090 passageiros, sendo que tem vindo a ser registado um aumento na afluência a este serviço, que em 2017 aumentou 10%, com 139.729 utilizações contra 126.752 de 2016”, especificou o município.

O equipamento emblemático, que tem um percurso de 650 metros que leva cerca de oito minutos a completar, sendo considerado o mais extenso do género no país, voltou a assegurar as ligações entre o centro da cidade e o monte de Santa Luzia, em junho de 2017, depois de uma paragem de cerca de um mês para trabalhos de manutenção.

Em 2013 e 2014, o Elevador de Santa Luzia conquistou o prémio “Infraestrutura Ferroviária”, atribuído pela Luisfer – Estudos e Realizações Ferroviárias, entidade que envolve a CP Entusiastas, pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes e pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro.

Esteve abandonado entre 2001 e 2007, até que a autarquia investiu 2,5 milhões de euros na sua aquisição e reabilitação.

Foram compradas duas carruagens novas, foi remodelada a linha e as estações, além da construção de um passeio ao longo de toda a via para facilitar o acesso pedonal em situações de emergência.

Cada uma das duas carruagens tem capacidade para 25 pessoas, 11 das quais sentadas, sendo a viagem realizado a uma velocidade de dois metros por segundo.

Com 160 metros de desnível e 25% de inclinação média, o elevador de Santa Luzia dispõe agora de três fontes de energia diferentes (elétrica, gerador e bateria) e de quatro sistemas de travagem, sendo a segurança precisamente uma das características da renovação realizada.

Foi inaugurado a 02 de junho de 1923 e é uma das formas de aceder ao santuário. Além do acesso automóvel, é também possível chegar ao topo de Santa Luzia pelos cerca de 650 degraus do escadório, quase paralelo ao elevador.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade