Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Estaleiros de Viana com saldo negativo superior a 700 milhões de euros

Rádio Alto Minho

13 Dezembro 2017, 10:37

Acessibilidade

Publicidade

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) vão apresentar resultados líquidos negativos superiores a 700 milhões de euros, quando essa empresa pública estiver formalmente extinta.

A notícia é avançada na edição desta quarta-feira pelo DN  que ouviu o presidente da holding das indústrias de Defesa.  João Pedro Martins adiantou que aquele montante traduz os valores acumulados ao longo de vários anos e já não terá impacto no défice.

Responsável também pela liquidação da holding Empordef, João Pedro Martins precisou que as contas finais daquela empresa pública – onde sobressai a dívida de quase 208 milhões de euros à empresa-mãe – em 31 de dezembro ainda estão dependentes da conclusão de alguns dossiês, como o do leilão do aço adquirido para a construção de dois navios asfalteiros destinados à Venezuela.

A extinção propriamente dita dos estaleiros já só deve ocorrer nas primeiras semanas do próximo ano, dado existirem ainda vários dossiês (nomeadamente judiciais) por fechar, referiu o presidente da Empordef, quase a concluir os chamados cem dias de graça que marcam o princípio do mandato.

Na próxima segunda-feira, realiza-se o leilão do aço e existe a expectativa de obter uma verba superior a cinco milhões de euros pela dezena e meia de toneladas de aço, o que constitui um valor residual no saldo da atividade daquela empresa fundada em 1944 e nacionalizada em 1975.

O leilão, a realizar desta vez em Lisboa (nas instalações da Polícia Municipal) e não em Viana do Castelo, envolve 15 700 toneladas de aço que já foram à praça há algumas semanas e sem sucesso, até porque os valores propostos pelos potenciais compradores eram abaixo do valor inicial indicado.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade