Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Fundação Santoinho homenageada no Brasil

Rádio Alto Minho

15 Março 2018, 9:19

Acessibilidade

Publicidade

A Fundação Santoinho vai ser homenageada no Brasil pela Câmara de vereadores do Rio de Janeiro, pela Casa do Minho, pela Câmara de Petrópolis e Museu Imperial de Petrópolis, anunciou hoje à RAM aquela estrutura.

A Fundação Santoinho vai estar representada pelos Valdemar Cunha Cármen Oliveira.

A homenagem vai acontecer entre os dias 16 e 18.

A Fundação Santoinho foi criada, por vontade de António Cunha, para preservar o património cultural e tradicional da região do Minho.

Tem no seu espólio um património cultural e artístico recolhido há mais de 50 anos: uma coleção única de trajes regionais minhotos do século XIX, espigueiros, alfaias e viaturas de transporte coletivo e turismo de inicio do século XX. São mais de 4.000 peças.

A Fundação integra um museu dos transportes.

O museu começou a ganhar forma em 2012, com o trabalho de restauro, e de investigação e ganhou impulso com a constituição da Fundação Santoínho, aprovada pelo Governo em novembro de 2014 e que abrange ainda um museu do Traje e Costumes, com mais de mil peças avaliadas por especialistas em mais de 600 mil euros.

O espaço dedicado aos transportes integra mais de duas dezenas de peças, desde exemplares do transporte de tração humana, até à tração animal, um coche do século XVII, charretes, e veículos motorizados, como um carro de transporte de carga e quatro autocarros que remontam às décadas de 50 e 60.

Foto: Luís Ferreira Alves

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade