Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

GNR alerta para cuidados a ter com a queima de sobrantes

Rádio Alto Minho

26 Abril 2017, 17:04

Acessibilidade

Publicidade

O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo alertou hoje para a necessidade de serem acauteladas as condições para a queima de sobrantes, decorrentes da atividade agrícola ou florestal, face ao elevado número de incêndios que têm ocorrido na sequência da sua realização.

“Apesar de estarem reunidas as condições legais para a execução de queima de sobrantes, é fundamental que se tome a máxima prudência na sua execução, devendo efetuar pequenos amontoados devidamente afastados com uma faixa de terreno limpo à sua volta, em vez de um único amontoado, e escolhendo dias nublados, húmidos e com pouco vento (abaixo do moderado)”, esclarece aquela força policial na nota hoje enviada à imprensa.

Recomenda-se também a consulta prévia do Risco de Incêndio Florestal (RIF) no site do IPMA, I.P. (http://www.ipma.pt/pt/ambiente/risco.incendio/), do ICNF, I.P. (http://www.icnf.pt/portal/florestas/dfci/risco-temporal-de-incendio), consulta telefónica para a GNR, Municípios ou Corpos de Bombeiros, a fim de saber se é possível a sua execução.

“Aquando da realização de uma queima de sobrantes, as pessoas devem levar um telemóvel, para dar o alerta em caso de incêndio e manterem-se vigilantes até à completa extinção da queima. Na eventualidade de ao final do dia a queima ainda possuir as brasas muito ativas, ainda que se cumpram todas as orientações de segurança, devem contactar a Proteção Civil e os Corpos de Bombeiros para alertar da situação. Ter em atenção que mesmo que se cumpram todas as obrigações legais para a execução de uma queima, caso esta origine um incêndio podem vir a ser responsabilizadas por crime de incêndio e pelos danos causados”, alertou ainda a GNR.

Foto Silvitec

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade