Estamos a melhorar a sua experiência no nosso site.
Novidades brevemente!

Rádio Alto Minho

PUBLICIDADE

Desentupimentos e Limpeza de Fosas, Assistência a Caldeiras, Detecção de Fugas de ÁguaDesentupiemntos Industriais e DomésticosAssistência Cladeiras e Esquentadores
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat
Rádio Alto Minho - Roady
Rádio Alto Minho - INSOMNIA
Locutor
No Ar

Rádio Alto Minho

Grupo de artistas junta imagens para fazer documentário sobre 25 anos de festival de Coura

de Andrea Cruz (RAM)

atualizada às 13:19,Sex, Abril, 2018

PUBLICIDADE

Um grupo de artistas nacionais quer transformar imagens antigas num documentário sobre o festival de Paredes de Coura para assinalar, num espetáculo, em agosto, os 25 anos daquele evento.

Intitulado MODS Collective, o grupo acaba de lançar um apelo aos fãs do festival para que disponibilizem “vídeos (amadores, em VHS ou em outros formatos da época), mas também fotografias e outro tipo de registos que existam dos primeiros anos do festival de rock”, cuja primeira edição decorreu em 1993.

“O material recolhido vai dar origem a um documentário, que vai inspirar um espetáculo especial que está a ser preparado”, explica o MODS Collective.

A 26.ª edição do festival Vodafone Paredes de Coura vai decorrer de 15 a 18 de agosto.

O grupo pretende “recuperar a memória dos primeiros sons nas margens do rio Coura, dos mergulhos originais na praia do Taboão e das incursões inaugurais de festivaleiros de todo o país” por aquela vila do distrito de Viana do Castelo.

“A vila de Paredes de Coura é hoje indissociável do seu festival de música e todos os que ali vamos percebemos a intimidade com que a vila e o evento se ligam. Mas sempre nos perguntamos como viveu Paredes de Coura as primeiras edições do evento?”, explicou Luísa Alvão, uma das realizadoras do documentário, citada naquela nota.

O grupo criou o endereço de e-mail coura@capivara-azul.pt “para o qual todos os que tenham material relativo aos primeiros anos do festival Paredes de Coura podem enviar o material, caso esteja digitalizado, ou informações sobre a sua existência e formato”.

Aquele material “será depois trabalhado pelas realizadoras Luísa Alvão – cujo trabalho se tem debruçado sobre que a relação entre comunidades e elementos icónicos do seu património e geografia – e Inês Vila-Cova, recentemente premiada no festival de Curtas de Vila do Conde, com um filme que parte de um arquivo de VHS para criar um documentário inovador sobre a comunidade piscatória das Caxinas”.

“O filme documental servirá de partitura musical para um concerto especial feito pelo coletivo de músicos que trabalha habitualmente com MODS Collective, dirigido por Samuel Martins Coelho – que no ano passado subiu ao palco principal do Festival enquanto formador da Escola do Rock”, acrescentaram.

Pedro Oliveira, Rui Souza, Carina Albuquerque e Pedro Teixeira são outros dos artistas que atuarão naquele concerto.

RAM -
RAM -
RAM -
RAM -

PUBLICIDADE

Blisq Creative