Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Hermenegildo Costa agradece a Passos e a Aguiar-Branco manutenção dos Estaleiros em Viana

Rádio Alto Minho

20 Setembro 2017, 8:20

Acessibilidade

Publicidade

O candidato do PSD à Câmara agradeceu, terça-feira à noite, a Pedro Passos Coelho e a Aguiar-Branco a manutenção dos Estaleiros Navais na cidade e assegurou que “o PSD está pronto para assumir os destinos de Viana do Castelo e pôr fim” a 24 anos de governação socialista.

“Eu estou pronto. A minha equipa está pronta. O PSD está pronto para assumir os destinos de Viana do Castelo e por um ponto final na governação socialista que os vianenses sabem e sentem que está gasta, desmotivada e sem ideias para o futuro do concelho”, garantiu o candidato à presidência da Câmara Municipal, Hermenegildo Costa, durante o seu discurso no jantar de apoio que ontem se realizou, em Santa Marta de Portuzelo.

“É chegada a hora de colocar Viana do Castelo no Rumo Certo. É a hora dos vianenses serem ouvidos. É hora de se pensar o concelho a longo prazo e colocá-lo como um dos concelhos liderantes. Já chega de uma política de megafone anunciado obras e projetos aos jornais que depois são adiadas ou nunca feitas. Viana do Castelo precisa do PSD e precisa já do PSD”, salientou o candidato.

Hermenegildo Costa apontou como prioridade resolver o problema do estacionamento no concelho: “Viana do Castelo está autenticamente portajada pelos custos dos parques de estacionamento (…) Não podemos ter parques ao preço de Barcelona”.

O maior aplauso, chegou quando Hermenegildo prometeu que, se for eleito, retirará a estátua do Caramuru – o navegador de Viana Diogo Alvares Correia – da Praça da República.

Hermenegildo Costa assegurou que “os vianenses poderão contar com um presidente para todos”. “Todos me conhecem e sabem a minha forma de estar. Não serei um burocrata de fato e gravata. Muito pelo contrário, acho que ser presidente de todos os vianenses me faz com que tenha o gosto de parar na rua para os ouvir! Irei implementar uma governação de proximidade e transparência, de grande agilidade não apenas no que diz respeito às questões políticas como administrativas”.

“Não há freguesias preferidas ou privilegiadas. Todas serão ouvidas, todas terão um papel no orçamento participativo que irei implementar e todas terão um tratamento atento e rápido às suas necessidades. E dentro destas assumo o compromisso de alargar a rede de saneamento e de águas a todas as freguesias. Não é possível que no sec.xxi e depois de 24 anos de governo socialista haja freguesias sem um metro de rede instalada no seu território. Para nós não há freguesias de primeira e segunda”, salientou Hermenegildo Costa.

envelhecimento da população, a diminuição do número de habitantes e um saldo negativo que aumentou na última análise da Prodata.

Defendeu a criação de políticas de incentivo às famílias como uma das prioridades da candidatura do PSD.

“Não basta ‘slogans’ bonitos, temos mesmo de fixar e aumentar a população”. A redução das taxas camarárias, a atribuição de um cheque nascimento, apoios especiais para famílias numerosas estão entre as medidas a implementar. A atribuição dos manuais escolares gratuitos ao segundo ciclo será uma realidade em Viana do Castelo”, garantiu.

Hermenegildo Costa adiantou que irá fazer uma aposta séria no turismo, na requalificação dos nossos espaços urbanos, na criação de uma política cultural efetiva com grandes eventos nacionais e não apenas fogaças temporárias de tempos de eleições”.

“Precisamos de um centro histórico com vida. Os comerciantes precisam. A restauração precisa. Faremos questão de tornar Viana do Castelo atrativa todo o ano e não apenas sazonalmente em Agosto”, referiu.

A aposta “no emprego qualificado e não apenas o do salário mínimo captando empresas que sejam uma real mais valia para o concelho”, são outras das propostas da candidatura que encabeça.

A aposta “será reforçada com a criação do parque industrial de Barroselas, há muito planeado e desejado, mas que nunca passou de um conjunto de intenções”.

“Isto são apenas exemplos do que pretendemos efetuar num concelho que não vê o seu PDM revisto há anos. Vamos pensar Viana do Castelo já que pelos vistos nem o presidente nem os vereadores aparentemente estão disponíveis para tal. E sim. Vou tirar o Caramuru da Praça da República. Sim vou, porque os vianenses desde sempre o pediram e não são escutados, como não o foram na praia norte, como não o foram nas obras faraónicas da cidade”, concluiu Hermenegildo Costa”.

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho e o ex-Branco apontaram a “falta de ajuda” do PS e do atual presidente de Câmara socialista de Viana do Castelo na manutenção dos Estaleiros Navais no concelho.

Tanto Pedro Passos Coelho como José Pedro Aguiar-Branco defenderam que a solução conseguida para a manutenção dos Estaleiros Navais – que admitiram não ter sido perfeita – não teve o apoio do atual presidente do município, o socialista José Maria Costa, que se recandidata ao cargo.

“Conseguiu-se encontrar uma solução, não perfeita, para um grave problema que tínhamos herdado, mas infelizmente não foi com a ajuda do presidente da câmara, antes pelo contrário”, afirmou Passos Coelho.

Também o ex-ministro Aguiar-Branco, candidato à Assembleia Municipal mas pelo município de Guimarães, afirmou que, “se dependesse do presidente da Câmara de Viana do Castelo, dos deputados do PS do distrito e do PS não havia estaleiros navais a fazer construção em Viana”.

“Isto, numa altura de eleições autárquicas convém não esquecer”, defendeu o antigo titular da pasta de Defesa, que acusou o atual Governo de agora “fazer a festa” com os Estaleiros Navais.

Na mesma linha, Passos Coelho acusou o Governo e o PS de “andarem um bocadinho nervosos” nas vésperas das eleições autárquicas.

“Fazem anúncios todos os dias, nunca se ouviu, a mais de um mês da apresentação do Orçamento do Estado, tanta entrevista do primeiro-ministro, do ministro das Finanças, do secretário de Estado das Finanças”, apontou.

No entanto, o líder do PSD lamentou que, em Viana, continue por fazer a ligação entre o porto e a A28, responsabilizando o atual autarca socialista por não ter lançado a tempo as expropriações necessárias à obra.

Passos Coelho aludiu também às duas listas do PSD apresentadas à Assembleia Municipal, tendo sido necessário o recurso ao Tribunal Constitucional, que rejeitou a lista liderada pelo presidente da concelhia do PSD, Eduardo Teixeira, e validou a lista do candidato à Câmara e encabeçada pelo ex-secretário de Estado Eduardo Viana.

“Estive aqui, com alguns de vós, na altura em que a sua candidatura foi apresentada publicamente. E agora que muito trabalho foi feito, que as listas foram elaboradas, que uma equipa grande que se juntou em torno da sua candidatura, acho que é muito importante esta mensagem: Esse foi um trabalho feito não a pensar no PSD, mas a pensar no interesse da Câmara de Viana do Castelo, de todos os munícipes de Viana do Castelo, nas pessoas que nós devemos servir”, disse o presidente do PSD.

“São muitos os que se candidatam quer às Assembleias de freguesia, à Assembleia Municipal e à Câmara Municipal. São muitas as pessoas que puseram de lado outros interesses, outros problemas, outras sensibilidades, para poderem hoje estar disponíveis nesta candidatura que, a partir de hoje já não é só a candidatura do PSD, é a candidatura que luta por uma mudança em Viana do Castelo”.

“Não podíamos começar de melhor maneira esta caminhada, no primeiro dia de campanha oficial para as eleições, aqui em Viana do Castelo. São realmente muitos os que aqui estão para assinalar o apoio à nossa candidatura que é liderada pelo Hermenegildo Costa”, afirmou.

O presidente da Comissão Política Distrital, Carlos Morais Vieira, referiu que “Viana do Castelo tem de mudar de rumo porque o atual modelo de gestão está esgotada e não tem mais nada para dar aos vianenses”.

O líder da distrital apontou críticas ao PS: “Tenho a certeza que esta Câmara Municipal e o seu presidente não tem tratado de forma igual todas as populações do território de Viana do Castelo. Existem juntas da freguesia da família e juntas de freguesia que são inimigas. Esta Câmara municipal não quer uma coesão territorial para todos e por isso só há um caminho: eleger Hermenegildo Costa como presidente da Câmara Municipal e acabar com 24 anos de desgoverno do partido socialista”.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade