Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Showbizz

Homem: Urinar de pé ou sentado?

Rádio Alto Minho

17 Março 2017, 11:57

Acessibilidade

Publicidade

Numa entrevista ao programa uruguaio ‘Por La Camiseta’, Lionel Messi e Luis Suárez revelaram que gostavam de urinar sentados, porque era mais cómodo, especialmente pela manhã. Com isto, como destaca o El País, podem ter trazido ao debate um dos tabus masculinos mais antigos.

Ainda que se saiba que os homens podem tanto urinar de pé como sentados, admitir que se urina sentado na sanita, como as mulheres, é para muitos homens um tabu.

O El País falou com vários especialistas para debater este assunto. Há quem defenda que urinar sentado é mais higiénico, mas quem sublinhe que fazê-lo de pé é uma questão de masculinidade.

O urologista e andrologista Juan Pablo Burgués adverte que se deve acabar com o uso dos adjetivos ‘masculina’ e ‘feminina’ para distinguir as posições de pé ou sentado de se urinar. No entanto, para o especialista, mesmo tendo questões de higiene em consideração (urinar de pé numa sanita poderá fazer com que fique suja), não é necessário obrigar os homens a urinar sentados.

E sublinha: “A postura natural para urinar não responde a necessidades higiénicas ou médicas, mas a fatores anatómicos. A mulher não poderia urinar de pé por que de molharia, no entanto, os homens têm a opção de o fazer a uma certa distância sem se molharem e sem a necessidade de se sentarem. Fazê-lo de pé pode ser menos higiénico ao salpicar pequenas gotas [de urina], mas para isso existe a tampa da sanita. É preciso educar bem os meninos desde pequenos para levantar sempre a tampa, e limpar qualquer salpico que possa cair.”

Não há uma postura correta e uma errada, no entanto alguns estudos sugerem que a posição que elege para urinar pode ter influência em questões de saúde da próstata e na ereção matinal. Para os homens com problemas de hiperplasia benigna de próstatas, urinar sentado melhora ligeiramente o caudal e esvazia melhor a bexiga, segundo explica o urologista José María Gil-Vernet.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade