Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Igreja de Arga de Cima assaltada e profanada

Rádio Alto Minho

22 Maio 2017, 0:11

Acessibilidade

Publicidade

A igreja de Arga de Cima, Caminha, foi assaltada e profanada por pessoas que roubaram a caixa da chave do sacrário, em prata , a sagrada custódia da paróquia e causaram vários estragos no templo.

Em comunicado, o pároco local,  Paulo Emanuel Martins Dias, revelou que o assalto terá ocorrido, no sábado mas os paroquianos foram confrontados com o assalto ,no domingo de manhã, quando iam embelezar o andor de Nossa Senhora de Fátima para uma procissão.

“Chegaram lá e porta da igreja estava fechada, mas não tinha o canhão da fechadura. Os ladrões estouraram a fechadura, entraram na igreja, e quando foram embora, fecharam a porta novamente, parecendo, ao longe, que nada tinha acontecido”, explicou o pároco que adiantou que o caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária, em colaboração com a GNR.

Arga de Cima, juntamente com Arga de Baixo e Arga de São João, formam uma União de Freguesias, um território de 31 quilómetros quadrados com pouco mais de duas centenas pessoas, sendo que apenas uma dezena são crianças e jovens.

O pároco adiantou que, na sacristia, “arrombaram o armário onde estavam guardadas as alfaias litúrgicas. Roubaram o cálice  e a patena, e só não levaram o cálice de Frei Bartolomeu dos Mártires porque se encontra em Braga para recuperação”.

Acrescentou foi ainda levada “a sagrada custódia da paróquia que se encontrava escondida no armário, o turíbulo e a respetiva naveta e furtaram as âmbulas dos santos óleos”.

“Pegaram na caixa da chave do sacrário que era toda em prata e roubaram-na e, com a chave, foram ao sacrário. Aí, arrancaram os véus e espalharam a santíssima reserva eucarística, levando as duas píxides.  Desconhecemos se levaram alguma partícula consagrada dentro das píxides, nem o que fariam entretanto com a imagem do senhor”, referiu.

O padre disse que “a sacristia foi toda remexida, a tribuna, o coro da igreja e até no sacrário do altar da Senhora do Rosário, que também tinha a chave guardada na sacristia”.

“Com uma escada abriram o forro do teto da sacristia a ver se havia alguma coisa escondida. Não levaram a cruz paroquial, nem qualquer imagem sacra”, adiantou.

 

Foto:Wikipedia

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade