Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Incêndio em Monção consumiu mais de seis mil hectares de floresta

Rádio Alto Minho

17 Outubro 2017, 13:47

Acessibilidade

Publicidade

O incêndio que deflagrou pelas 20:20 de sábado no concelho de Monção e foi dado como extinto, segunda-feira, às 20:20 consumiu mais de mil hectares de floresta.

Segundo o presidente da Câmara de Monção, Augusto Domingues o “balanço provisório” dos prejuízos causados pelas chamas aponta ainda para a “destruição de uma primeira habitação, em Merufe, freguesia onde teve início o incêndio, cerca de 35 a 40 estruturas, entre anexos, estábulos e outro tipo de edificações relacionadas com a atividade agrícola”.

“Os residentes na casa que ardeu não ficaram desalojados porque têm uma outra residência”, afirmou o autarca socialista, sublinhando que o fogo “matou muitos animais e causou danos em várias estradas”, destacando a Estrada Nacional 202, no troço que atravessa a freguesia de Barbeita, “uma das mais afetadas pelo incêndio”.

Com a reforma administrativa do território o concelho de Monção, no distrito de Viana do Castelo, perdeu nove das 33 freguesias.

No fim-de-semana “em 20 freguesias foram afetadas por focos de incêndio, de menor ou maior intensidade”.

“Os prejuízos ainda estão a ser calculados. O levantamento definitivo está a ser feito pelas equipas da Câmara que estão no terreno”, disse.

Augusto Domingues acrescentou que “chegou hoje à autarquia a informação oficial do despacho de calamidade pública e que quando as contas estiverem fechadas serão transmitidas ao Governo para que as populações sejam ressarcidas pelos danos causados pelo pandemónio que passou por Monção”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade