Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Instituto Politécnico de Viana do Castelo recebe exposição de designer Paulo Parra

Rádio Alto Minho

17 Outubro 2017, 22:11

Acessibilidade

Publicidade

“Design Essencial” é o tema da exposição que vai estar patente no Centro Académico do IPVC de 26 de outubro a 25 de fevereiro de 2018.  Peças essenciais da coleção do prestigiado designer Paulo Parra vão poder ser apreciadas numa exposição que pode ser considerada como sendo uma “retrospetiva” do seu trabalho enquanto designer.
Paulo Parra tem uma carreira multifacetada como designer, professor e colecionador. Com trabalhos nas áreas do Design de Produto, Transportes e Arquitetura, Design de Exposições, Design de Comunicação e Interfaces e Design Estratégico, desenvolveu ainda atividades como curador, museologista, pesquisador e conferencista.
A exposição, organizada pela Oficina Cultural, é inaugurada a 26 de outubro 17h no Centro Académico do IPVC.
Quem é Paulo Parra?
Paulo Parra tem uma carreira multifacetada como designer, professor e colecionador. Com trabalhos nas áreas de Design de Produto, Transportes e Arquitetura, Design de Exposições, Design de Comunicação e Interfaces e
Design Estratégico, desenvolveu ainda atividades como curador, museologista, pesquisador e conferencista.
Os seus projetos receberam distinções nacionais e internacionais em Inovação e Design de empresas portuguesas como a Vista Alegre (1987), a Oliva (1988) e a Sonae (1988), e a japonesa Sony (1989), a italiana Arflex (1993) e a coreana LG Electronics (1999). Foram-lhe atribuídas ainda distinções nas bienais Design for Europe (1990 e 1992, Bélgica), Design Festival Osaka (1995, Japão) e na Feira de Hanover (1998, Alemanha), onde foi premiado com o Best of IF — INDUSTRIE FORUM HANNOVER, uma das mais prestigiadas distinções mundiais em design.
Designer convidado do escritório NCS / Neumeister Design, foi fundador do Grupo ExMachina e da Paulo Parra Design. Consultor de Design e Sustentabilidade no INETI, INEGI e SusDesign, coordenou equipas que desenvolveram Design Estratégico e Produto Industrial para as empresas Vista Alegre, Silampos, MVP, Zenite, Icel, Herdmar, SPAL, Leitão & Irmão, NEXX, Temahome e Iduna. Projetou o suporte de barricas para a Adega Mayor, edifício concebido pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e foi designer convidado no “Art on Chairs” no qual projetou uma cadeira para o Presidente da Comissão Europeia.
Na qualidade de Professor, foi Diretor do Departamento de Design de Equipamento da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, onde se doutorou em Design e é atualmente Professor Associado Agregado. Foi ainda Coordenador das áreas de Design na Universidade de Évora, ESAD de Matosinhos e IADE de Lisboa.
Como investigador Paulo Parra publicou regularmente livros e artigos desde 1988, e constituiu uma Coleção de Design intitulada “Ícones e Clássicos do Design”, com mais de 3000 objetos de design internacional e 500 de design português. Instalou e dirigiu ainda o Museu do Design de Évora, MADE – Coleção Paulo Parra.
O seu trabalho foi exposto em vários países da Europa, Ásia e América e esteve representado na EXPOSIÇÃO NTERNACIONAL DE SARAGOÇA (2008, Espanha), por convite oficial do Pavilhão de Portugal.
foto:linkedin.com

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade