Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Investimento de mais 1,8 ME em Caminha concluído no início de 2018

Rádio Alto Minho

14 Dezembro 2017, 19:54

Acessibilidade

Publicidade

A Polis Litoral Norte prevê a conclusão, até abril de 2018, de três intervenções de requalificação da costa de Caminha, num investimento superior a 1,8 milhões de euros. A informação foi avançada pelo presidente do conselho de administração daquela sociedade. Pimenta Machado adiantou que a modernização do cais de pesca, localmente conhecido por sais da rua ou cais dos pescadores, será a primeira obra a estar concluída, em janeiro de 2018, num investimento de 780 mil euros.

Para abril do próximo ano está prevista a conclusão obra de alimentação artificial dos sistemas dunares de Camarido e Moledo, orçada em mais de 490 mil euros.

O presidente do conselho de administração da Polis Litoral Norte, que falava a propósito de uma visita, esta sexta-feira, aquelas intervenções, que contara com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, adiantou estar, também, “em curso a construção, nas duas margens do rio Âncora, de um troço da ecovia do Litoral Norte com um quilómetro de extensão, orçada em mais de 300 mil euros e conclusão prevista para fevereiro de 2018”.

Pimenta Machado acrescentou que, “em abril, também estará concluída a obra da ecovia norte de Vila Praia de Âncora, com quase um quilómetro de extensão e de uma ponte sobre o rio Âncora, intervenção orçada em 250 mil euros”.

Em comunicado, hoje, a Câmara de Caminha especificou que a modernização do cais de pesca, integra o projeto de requalificação da marginal do concelho, obra considerada “urgente” e que vai “beneficiar a classe piscatória que há cerca de quatro décadas esperava pela sua concretização, para garantir condições à faina, sobretudo em matéria de segurança”.

“Os trabalhos que estão em execução incluem o aumento da área útil do cais, prolongamento da ponte-cais, reparação e beneficiação da rampa-varadouro e das estruturas para amarração de embarcações, recuperação das escadas para acesso às embarcações, instalação de um novo guincho na rampa e o incremento da capacidade de atracação de barcos”, apontou a autarquia liderada pelo socialista Miguel Alves.

O investimento de 780 mil euros “é cofinanciado em 75% pelo Programa Operacional (PO) Mar 2020 e em 25% pela Docapesca”.

Já a obra de alimentação artificial dos sistemas dunares de Camarido e Moledo, revelou o município, prevê “a proteção e reforço dos cordões dunares daquelas praias, através de dragagens de areias de elevada qualidade retiradas do estuário do rio Minho, e recolocadas naqueles sistemas naturais de defesa costeira”.

“Em simultâneo melhoram, com a estratégica localização dos fundos a dragar, as condições de navegabilidade de embarcações no estuário, o que se revela num contributo muito importante para a atividade da pesca local”, sustentou.

O investimento global é de 490 mil euros, com financiamento de 95% garantido pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e 5% pela sociedade Polis Litoral Norte.

A sociedade Polis Litoral Norte, constituída, em 2009, entre o Estado e os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Esposende, têm como objeto a intervenção numa faixa costeira de 50 quilómetros, integrando ainda as zonas estuarinas dos rios Minho, Coura, Âncora, Lima, Neiva e Cávado, numa extensão de aproximadamente trinta quilómetros. A área de intervenção totaliza cerca de cinco mil hectares e integra o Parque Natural Litoral Norte.

A visita àquelas obras, marcada para as 12:00, tem concentração no cais da foz do Minho de onde partirá uma embarcação da Autoridade Marítima Nacional para mostrar as obras em curso na costa daquele concelho.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade