Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Investimento de 25 mil euros requalifica altares de Igreja de São Tiago de Anha

Rádio Alto Minho

16 Março 2018, 12:48

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a realização de um protocolo de apoio a obras de restauro da Igreja de São Tiago de Anha, no âmbito do programa Valorizar o Património.

O apoio, aprovado esta quinta-feira, em reunião ordinária do executivo municipal, complementa a candidatura ao Subprograma 2 integrado no Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva efetuada pela Fábrica da Igreja.

Os 25 mil euros agora atribuídos pelo município vão permitir o restauro da talha dos altares laterais, as sanefas, os sanefões e os púlpitos e a renovação do Coro Alto daquele que é o mais antigo templo consagrado a Santiago de Compostela, fora do território espanhol. Foi sagrado pelo Bispo Nausto no ano de 862, pouco tempo depois da descoberta do túmulo do Apóstolo.

A iniciativa integra o programa Valorizar o Património, o programa de valorização do património construído com os objetivos de qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território; dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural; e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.

O programa “Valorizar o Património” tem vindo a privilegiar alguns edifícios que se incluem neste domínio do Património Cultural e que apresentam algumas condições de risco ou desadequadas, a saber: risco de colapso físico, acesso e circuito condicionados, obras de arte em avançado estado de deterioração, ausência de conteúdos e sinalética.

Em  junho de 2017 foi assinado, entre a Direção Geral das Autarquias Locais, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e a Fábrica da Igreja Paroquial de São Tiago de Anha, um protocolo para financiar a empreitada de remodelação e recuperação daquela igreja.

O contrato de financiamento dizia respeito a 50 por cento do valor de investimento – mais de 90 mil euros –, e integra o Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva (subprograma 2) que permite reabilitar uma igreja de elevado valor patrimonial de estilo barroco do século XVIII.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade