Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

José Maria Costa reúne apoio de 17 candidaturas independentes a freguesias de Viana

Rádio Alto Minho

18 Setembro 2017, 19:22

Acessibilidade

Publicidade

O candidato do PS à Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, assinou hoje um Contrato de Coesão do Território com as 17 candidaturas independentes às freguesias, a concretizar em caso de vitória eleitoral, para fomentar o crescimento integrado do concelho.
 
Para o socialista, as Juntas de Freguesia constituem um “valioso parceiro” no desenvolvimento local, enquanto “gestores do território” na implementação de projetos e ações, conforme prevê a lei, sendo por isso uma forma de promover o “crescimento sustentável e integrado do concelho”.
 
“São, cada vez mais, gestores do território para a implementação dos projetos. Vamos apostar num reforço de competências a descentralizar para as uniões e juntas de freguesia”, sublinhou José Maria Costa, que volta a encabeçar a lista socialista à Câmara de Viana do Castelo.
 
O contrato de coesão do território, assinado hoje no salão nobre dos Antigos Paços do Concelho, envolve as candidaturas independentes às várias freguesias de Viana do Castelo e pretende estimular, desenvolver e aprofundar as formas de colaboração e de parcerias com as Juntas de Freguesia, que favoreçam projetos e iniciativas para “uma melhor organização e gestão local, políticas sociais integradoras, iniciativas de crescimento económico e emprego, ações de qualificação territorial e ambiental”.
 
“Assumimos com as candidaturas independentes do concelho o compromisso de estabelecer uma relação transparente e de parceria entre o município e as juntas de freguesia com vista ao desenvolvimento do concelho e ao aprofundamento da coesão do território. Comprometemo-nos a iniciar o processo de avaliação da reorganização administrativa das freguesias, para perceber a vantagem e as desvantagens desta reforma e sobretudo ouvir as pessoas. Porque as pessoas têm que sentir que o poder autárquico está próximo e não é desta forma, sem identidade”, explicou José Maria Costa.
 
A instalação de um gabinete técnico e jurídico de apoio aos executivos das freguesias e o reforço dos meios digitais e técnicos para apoio ao funcionamento e relacionamento com os munícipes são outros dos compromissos contratualizados.
 
Prevê igualmente um reforço de meios financeiros para a implementação de projetos de apoio à requalificação de infraestruturas, ações de promoção de produtos regionais e proteção e valorização do património natural e construído.
 
Com esta assinatura, também as 17 candidaturas independentes reconhecem “o meritório trabalho realizado em prol do desenvolvimento das freguesias pelo candidato” ao longo dos últimos oito anos como presidente da Câmara e assumem o compromisso “de promover a implementação deste contrato de coesão do território”, apoiando a candidatura socialista liderada por José Maria Costa.
 
“Acreditamos numa gestão integrada em parceria diária no território com os executivos das Juntas de Freguesias, os parceiros que privilegiamos e com quem contamos para o sucesso do nosso trabalho em prol do nosso concelho. Contamos com o seu apoio porque ao longo dos anos sentem da nossa parte uma resposta, uma atenção na resolução de problemas e este é o nosso principal ativo: trabalhar com e para as populações”, destacou o candidato à Câmara de Viana do Castelo.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade