Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Lançado concurso público para melhorar acessos ao parque empresarial de Lanheses

Rádio Alto Minho

19 Setembro 2017, 12:09

Acessibilidade

Publicidade

A Infraestruturas de Portugal lançou hoje a concurso público a empreitada de melhoria dos acessos ao parque de Lanheses, em Viana do Castelo por 320 mil euros.

De acordo com o aviso publicado em Diário da República a empreitada de ligação do Parque Empresarial de Lanheses à ER305 tem um prazo de execução de 150 dias.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal adiantou que a obra deverá ser consignada “no segundo trimestre de 2018” e irá “permitir a redução do tempo de percurso até à rede estruturante, desenvolver a mobilidade e potenciar o crescimento económico na região”.

Constituído em 2001, aquele parque, com 35 hectares e, de acordo com dados revelados em julho pela Câmara de Viana do Castelo, “tem em laboração nove unidades fabris e três empresas em fase de instalação”.

Acolhe, para além do ‘cluster’ das energias renováveis da Enercon, empresas dos mais diversos sectores de atividade, desde o automóvel, distribuição e transformação alimentar, metalomecânica ou transformação de vidro.

Emprega atualmente “cerca de 1.900 trabalhadores, nas várias unidades, mas os investimentos em curso perspetivam a criação de mais 1.000 empregos”.

A melhoria daqueles acessos integram o Programa de Valorização das Áreas Empresariais, apresentado pelo Governo em fevereiro, “com o objetivo de reforçar a competitividade das empresas, potenciar a criação de emprego e aumentar as exportações”.”

A empreitada hoje lançada a concurso público “visa requalificar o troço da ER305, no distrito de Viana do Castelo, freguesia de Lanheses, tendo por objeto a melhoria das condições de acessibilidade, mobilidade e segurança no atual Acesso, entre o Nó da A27 e o Parque Empresarial de Lanheses”.

Segundo a Infraestruturas de Portugal a intervenção contempla “a reformulação do traçado, através de trabalhos de terraplenagem, nomeadamente de decapagem, escavações (sobreescavações), aterros, e fundação do pavimento, assim como trabalhos de drenagem”.

O projeto inclui ainda “uma nova passagem hidráulica e sumidouros, trabalhos de pavimentação, obras acessórias, de integração paisagística e de reposição de serviços afetados e de equipamentos de sinalização e segurança, com a substituição de sinalização vertical e horizontal”.

Em julho, a maioria socialista na Câmara de Viana do Castelo e a vereadora da CDU aprovaram, a abertura de um concurso público para a beneficiação do parque empresarial, orçada em 2,4 milhões de euros, financiado por fundos comunitários do programa Norte 2020.

 

O projeto municipal “prevê a construção de um arruamento, a instalação de infraestruturas de apoio, bem como a criação de zonas de estacionamento e de espaços verdes”.

Situado junto da A27 e do nó com a A3, o parque empresarial de Lanheses está ainda próximo do porto de mar de Viana do Castelo.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade