Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Madalena Alves recebe amanhã título honorífico de Cidadã de Mérito de Viana do Castelo

Rádio Alto Minho

16 Agosto 2016, 14:00

Acessibilidade

Publicidade

Maria Madalena dos Santos Alves vai receber, amanhã, pelas 12:00 no salão nobre da Câmara de Viana do Castelo, o título de Cidadão de Mérito atribuído em janeiro passado pela autarquia no dia da cidade pelos relevantes serviços prestados à investigação e ciência.

Professora e investigadora Madalena Alves nasceu em 21 de junho de 1964 em Viana do Castelo. Ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1982, tendo concluído a Licenciatura em Engenharia Química em1987.

Após um ano a trabalhar na Comissão de Coordenação da Região Norte, ingressou na Universidade do Minho para lecionar no então pioneiro curso de licenciatura em Engenharia Biológica. Prosseguiu a carreira académica na Universidade do Minho, com a realização de um mestrado em Engenharia Bioquímica no Instituto Superior Técnico (1992) e um Doutoramento em Engenharia Química e Biológica na Universidade do Minho (1998). Nessas datas passou às categorias de assistente e de Professora Auxiliar respetivamente, em 2005, passou à categoria de Professora Associada, fez a agregação em 2010 e tomou posse como Professora Catedrática em Setembro de 2013.

A sua atividade de investigação centra-se na utilização de ferramentas de biotecnologia ambiental, em linha com os desígnios da economia circular. Mais especificamente interessa-se pelo tratamento de efluentes e resíduos tendo em vista a simultânea recuperação de recursos tais como energia, e compostos químicos de valor acrescentado.

É autora de mais de 200 publicações internacionais com textos completos, sendo cerca de 110 artigos em revistas de circulação internacional e os restantes textos, publicados em atas de congressos e capítulos de livros. Editou 2 livros. É diretora do Grupo BRIDGE – Bio-recursos, Bio-remediação e Bio-refinaria do Centro de Engenharia Biológica, onde coordena uma equipa multidisciplinar de investigadores. Desde 2003, orientou ou coorientou 21 estudantes de doutoramento e mais de 40 mestrados.

É revisora regular de várias revistas da especialidade e é frequentemente convidada para integrar painéis de avaliação de projetos Europeus, tendo avaliado mais de 20 projetos do 7º programa quadro e do programa H2020. Recebeu vários prémios, incluindo um prémio internacional muito relevante na sua área de investigação (Prémio Lettinga 2004), fez parte da equipa vencedora do prémio BES inovação em 2005, e a sua equipa recebeu, em 2006, o Prémio Nacional de Inovação Ambiental. Em Setembro de 2009 foi distinguida com a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Iasi na Roménia.

Em Maio de 2007 iniciou atividade empresarial como sócia fundadora de uma empresa spinoff da Universidade do Minho da qual foi diretora científica até Setembro de 2014.É ou foi responsável por cerca de 30 projetos de I&D financiados por diversas agências Nacionais e Internacionais. Foi diretora da Comissão Instaladora da Agência da Universidade do Minho para a Energia e o Ambiente e integrou a Assessoria para a Energia da UMinho.

Foi membro eleito do Conselho de Escola da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (2012-2015). Foi diretora do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Biológica (2006-2007) e diretora do Programa Doutoral em Tratamento e Gestão de Resíduos (2013-2015) e diretora-adjunta do Centro de Engenharia Biológica (2010-2015). Tem lecionado diversas unidades curriculares do mestrado Integrado em Engenharia Biológica e Biomédica e tem colaborado com algumas instituições internacionais na lecionação de módulos de cursos doutorais. Presentemente e durante o ano académico de 2015-16, encontra-se em Período de Licença Sabática no Instituto J. Craig Venter, La Jolla, Califórnia, EUA.Maria, Califórnia, EUA.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade