Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Showbizz

Mais de 12 segundos na sanita é perca de tempo

Rádio Alto Minho

02 Maio 2017, 9:57

Acessibilidade

Publicidade

Embora seja uma atividade fisiológica rotineira e que não requer grande ciência, muitas pessoas, quando vão defecar, optam por aproveitar este momento a sós para ler ou até para jogar no smartphone, acabando por tornar a ida à casa de banho mais prolongada.

Um estudo diz agora que apenas são necessários apenas 12 segundos para se defecar corretamente.

A conclusão é de um recente estudo do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, que comparou a forma como 34 espécies de mamíferos (de vários tamanhos e cujos pesos variavam entre os quatro quilos e as quatro toneladas) expulsam os excrementos.

Conta o site Science of Us que o estudo, publicado na revista Soft Matter, determinou que os mamíferos de tamanho médio – onde se incluem os humanos – demoram apenas 12 segundos a defecar e que a pressão feita pelo ser humano é idêntica à de um rato, variando, claro a quantidade de fezes expulsas. Contudo, o tipo de fezes e o tempo que levam a ser expulsas pode variar dentro da mesma espécie de mamífero, uma vez que o tipo de alimentação é também determinante.

Mas, porque é que o ato de defecar é assim tão rápido? De acordo com a mentora do estudo, a engenheira Patricia Yang, os mamíferos tendem a demorar poucos segundos a defecar pelo simples facto de o cheiro das fezes conseguir atrair os predadores, colocando-os em perigo.

Para o caso do Homem, o perigo não é uma questão e, por isso, a tendência é que passe cada vez mais tempo na sanita. Contudo, é de evitar passar demasiado tempo sentado na sanita e por dois motivos bastante distintos: o risco de hemorroidas e o risco de contágio por germes e bactérias.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade