Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Mais de 60 mil pessoas assistiram ao cortejo da Romaria d’Agonia

Rádio Alto Minho

19 Agosto 2017, 20:15

Acessibilidade

Publicidade

Mais de 60 mil pessoas assistiram este sábado ao cortejo histórico etnográfico da Romaria d’Agonia. A estimativa foi avançada pela vereadora da Cultura e presidente da VianaFestas. Maria José Guerreiro no final do desfile dedicado ao traje à Vianesa, o primeiro do país a obter certificação. Adiantou que aquele número representa um aumento relativamemte ao cortejo de 2016, quando foram contabilizadas mais de 50 mil pessoas. No cortejo, com mais de 140 quadros, participaram mais de três mil figurantes. O cortejo realçou a importância do traje à Vianesa na história de Viana do Castelo.

A certificação do traje à Vianesa, com origem no século XIX, foi iniciada em 2013 e concluída, em dezembro de 2016, com a publicação em Diário da República.

O processo de certificação foi adjudicado pela câmara municipal à Associação “Portugal à Mão”, em maio de 2013. O pedido de registo foi formalizado pela autarquia em junho de 2015. Na ocasião, o executivo justificou a decisão de certificar o traje com a necessidade de evitar a “confusão” e a “apropriação” do mesmo por outras regiões.

O traje assume-se como um símbolo tradicional da região, nas suas várias formas, consoante a ocasião e o estatuto da mulher. Em linho e com várias cores características, onde sobressai o vermelho e o preto, foi utilizado até há cerca de 120 anos pelas raparigas das aldeias em redor da cidade de Viana do Castelo.

Os exemplares que ainda hoje se conservam, alguns nas mesmas famílias, terão mais de 60 anos.

As características deste traje, como o seu colorido e a profusão de elementos decorativos, permitem identificar facilmente a região de origem, no concelho, motivo pelo qual se transformou, segundo os especialistas, “num símbolo da identidade local”.

Usado em dias de festa e na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, os trajes vermelhos, azuis, verdes e os de dó eram maioritariamente usados pelas raparigas solteiras.Após o casamento, em regra passavam a usar o fato de pano, também apelidado de traje das velhas, apenas por ter caído em desuso.

 

 

 

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade