Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Melgaço: Associação de apoio a doentes oncológicos lança campanha para comprar viatura

Rádio Alto Minho

28 Junho 2017, 19:00

Acessibilidade

Publicidade

O Centro de Apoio ao Doente Oncológico (CADO), em Melgaço, lançou uma campanha de ‘crowdfunding’ para comprar uma viatura que permita “dar uma resposta mais eficaz” às necessidades da população “mais envelhecida e isolada” do concelho.

“Com aldeias remotas no Alto Minho, e uma população mais envelhecida e isolada, é preciso o uso de um veículo para transportar doentes para as consultas e tratamentos oncológicos”, explicou a instituição em nota hoje enviada à imprensa.

A campanha de ‘crowdfunding’, lançada na segunda-feira, já reuniu 135 euros, 1% do objetivo final que é angariar 16.500 euros até às 18:00 do dia 25 de agosto”.

O CADO foi constituído, em abril de 2016, por um grupo de nove jovens ligados à área e está sediado nas Termas de Peso em Melgaço.

A associação justificou a necessidade daquele veículo com o facto de, atualmente, os voluntários do CADO “utilizarem o seu próprio veículo para transporte dos doentes às consultas e tratamentos no Instituto Português de Oncologia (IPO), no Porto.

“Os problemas logísticos de transporte destas pessoas são consideráveis”, frisou a associação, acrescentando que os doentes oncológicos que acompanha, “muitas vezes, não têm ninguém para os ajudar nesta batalha”.

“Outros têm de sair de casa às 07:00 horas e voltar, após uma sessão de quimioterapia – debilitados – do Porto, em autocarros. Não queremos estas situações. Queremos dar uma resposta eficaz e eficiente ao nosso país, criar qualidade de vida a estas pessoas”, destacou o CADO.

Tem como missão “apoiar os doentes oncológicos, seus cuidadores e familiares, informar e divulgar a doença, tendo como finalidade a explicação das suas causas e efeitos, promovendo por outro lado a saúde e proteger a doença, assegurar o apoio ao nível das questões socioeconómicas e jurídicas.

Outros dos objetivos passam por “prestar cuidados a nível da reabilitação física e promover atividades de lazer e desportivas, promover a integração social dos doentes oncológicos na sociedade e proporcionar acesso fácil, a baixo custo e até gratuito em determinados produtos essenciais para o bem-estar físico e psicológico do doente”.

Facilitar “o acesso do doente oncológico a apoios técnicos e financeiros, promovendo ações de sensibilização junto da comunidade através da colaboração com entidades de âmbito regional, nacional e internacional”, é outro dos propósitos desta associação.

 

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade