Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Mesmo com chuva o “Enterro do Pai Velho” cumpriu- se no Lindoso

Rádio Alto Minho

13 Fevereiro 2018, 15:44

Acessibilidade

Publicidade

Os habitantes do Lindoso, em Ponte da Barca,  saíram hoje à tarde para as ruas da aldeia para cumprir a tradição do “Enterro do Pai Velho”.

 Fotos:DR

No Lindoso, nos lugares de Castelo e Parada, em pleno coração do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG) e no concelho de Ponte da Barca, a festa do Entrudo dá pelo nome de “Enterro do Pai Velho”. É uma tradição única no país que assinala o início do ano agrícola nas povoações da serra.

Trata-se de um cerimonial ancestral que representa a despedida do inverno e as boas vindas à primavera.

A tradição do “Enterro do Pai Velho” começou no domingo com um cortejo pelos caminhos da aldeia em que participam apenas dois carros de bois: um com o busto de madeira do “Pai Velho”, que representa o inverno, e um outro dito “das Ervas”, representando a primavera.

Segundo a tradição, o carro do “Pai Velho” deve ter rodados de madeira de nogueira, chiando ruidosamente.

Atrás dos dois carros, seguem os tocadores de concertina, acompanhados em coro pela população, que vai entoando letras antigas locais.

Um ritual que se repete hoje . O desfile voltou a sair às ruas. A festa termina perto da meia-noite com o “Enterro do Pai Velho”. A figura do “Pai Velho” é queimada numa grande fogueira, no centro do lugarejo, e é feita a leitura do testamento por ele deixado, onde satiriza publicamente situações que, durante o ano, andam na boca do povo, não poupando ninguém.

Apesar de toda a encenação o busto do “Pai Velho”, em madeira de castanho, não é queimado. Ficará guardado em local secreto, a cargo dos mais velhos da aldeia, até à festa do próximo ano.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade