Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Ministro do Ambiente apela aos municípios do Alto Minho a agregarem-se na gestão da água

Rádio Alto Minho

24 Março 2017, 18:02

Acessibilidade

Publicidade

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, apelou hoje, em Viana do Castelo, à agregação dos municípios das bacias hidrográficas dos rio Minho e Lima a agregarem-se em sistemas multimunicipais de abastecimento de água garantindo ser o “caminho” para “a sustentabilidade económico financeira da rede em baixa.

“Estamos mesmo a apelar a que os municípios se unam, se agreguem para criarem sistemas intermunicipais ao nível do abastecimento água em baixa, da água que é levada à torneira de cada um de nós.Espero que o façam. Sabemos que este é ano com uma particularidade grande para quem é autarca mas façam este exercício”, reforçou o governante.

João Matos Fernandes, que falava na freguesia de Subportela onde estão curso obras na rede de abastecimento no valor de 1,3 milhões que abrangem Mujães e Portela Susã, disse que há “80 municípios” que decidiram agregar-se na gestão da água “dos cerca de 160 com têm menos de 20 mil habitantes” onde “é praticamente impossível ter sistemas eficientes do ponto de vista económico e financeiro e, consequentemente ambiental”.

“São, de facto, cerca de 80 municípios aqueles que estão em véspera de se casarem para explorarem projetos conjunto”, acrescentou adiantando que o “sucesso” na implementação deste modelo de gestão da água superou as expectativas do Governo.

“O sucesso que estamos a ter, do ponto de vista da agregação, é muito grande bastante superior àquele que imaginamos que viria a ser quando anunciámos o nosso propósito há mais de um ano”, sublinhou.

O governante anunciou “a abertura, nos primeiros dias de abril, de um aviso de 75 milhões de euros, no Ciclo Urbano da Água, que se destina, exclusivamente, aos municípios que já se agregaram ou àqueles que se vão agregar”.

Em Viana do Castelo, a Câmara e os Serviços Municipalizados de Saneamento Básico “têm em curso um conjunto de investimentos nas redes de águas residuais e de abastecimento de água, no valor global de aproximadamente 2,6 milhões de euros”.

O presidente daquela autarquia, José Maria Costa adiantou que “com os investimentos em curso e os que vão ser lançados até ao mês de junho a taxa de cobertura da rede de saneamento básico passa de 75 para 80% e o abastecimento de água aumentará para cerca de 100%”.

Já a empresa Águas do Norte tem em curso investimento de 6,5 milhões de euros em dez freguesias daquele concelho do Alto Minho.

 

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade