Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Monção vai investir 20 ME em 24 projetos de regeneração urbana

Rádio Alto Minho

24 Junho 2017, 16:38

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara Municipal de Monção aprovou , por maioria, o Plano Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) do concelho que contempla 24 projetos, num investimento de 20 milhões de euros a concretizar nos próximos 10 a 15 anos.O documento foi aprovado, em reunião camarária, com os votos a favor de três elementos do PS, um do CDS-PP, recolheu a abstenção de dois dos três vereadores do PSD. Um dos eleitos da bancada social-democrata não votou o PERU por se ter ausência da sala de reuniões por motivos pessoais.

O documento, que no dia 29 vai ser apreciado em Assembleia Municipal, “assenta num rigoroso estudo de caracterização e diagnóstico do centro urbano de Monção, assumindo-se como um instrumento estruturante com metodologias, estratégias e projetos”.

O PERU, elaborado pela Sociedade Portuguesa de Inovação, inclui “algumas orientações estratégicas de promoção de uma maior aproximação ao rio Minho e definição de um equilíbrio entre áreas pedonais, espaços verdes e estacionamento automóvel”.

O documento, esteve em consulta pública entre os dias 10 de maio e 18 de junho, tendo recebido quatro comentários.

“O PERU incide na materialização de diversas medidas e ações que contribuam decisivamente para fazer de Monção um território de elevada qualidade urbanística, patrimonial e ambiental que potencie a atratividade do centro histórico e da zona ribeirinha. O objetivo é ativar novas funções urbanas e fomentar atividades económicas geradoras de emprego”, explicou o município em comunicado.

O PERU integra “quatro eixos estratégicos que se prendem com a reabilitação do parque edificado, promoção do empreendedorismo, aproximação à zona ribeirinha, valorização dos recursos endógenos, fortalecimento da identidade local, qualificação da oferta turística, melhoria dos espaços urbanos, reforço da mobilidade suave e consolidação da ligação transfronteiriça”, acrescenta a autarquia.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade