Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Mural na cadeia de Viana abre “janela para a liberdade”

Rádio Alto Minho

20 Abril 2017, 15:15

Acessibilidade

Publicidade

“Dá cor e motivação” . O desabafo de um recluso do estabelecimento prisional de Viana do Castelo perante “a obra de arte” que a partir de agora “dá vida” a um dos três recreios interiores do edifício. O mural com quatro metros de altura e sete de largura abriu uma “janela para a liberdade” e colocou os reclusos a “sonhar” com uma nova vida.

“Não é a liberdade que nós, reclusos, queremos. Estamos a pagar pelos nossos crimes e queremos outro tipo de liberdade (…) Mas este mural dá motivação. Quem olhar para ali, com olhos de ver, pode idealizar, à sua maneira a obra mas penso que faz uma pessoa sonhar mais um bocadinho e ver que nada é impossível, tudo é possível”, referiu o Carlos Ribeiro.

“É importante ter sempre algo que nos inspire. A liberdade é o nosso objetivo na vida. Ter isso sempre presente é bom, principalmente, para consciencializar as pessoas para, quando chegarem à liberdade, terem uma nova vida”, disse José Rodrigues.

Carlos e José são dois dos cerca de 90 reclusos daquele estabelecimento prisional. Ambos “ajudaram” o artista plástico Damião Porto na elaboração do mural, “propondo ideias” e participando nos acabamentos da obra pintada durante as últimas semanas.

A imagem central é a de um cravo vermelho, “para lembrar às pessoas a importância da revolução dos cravos”. A pintura integra ainda duas mãos simbolizando a “manifestação corporal do estado interior do ser humano”.

“Acho que é bom símbolo para apelar à liberdade”, referiu José Rodrigues.

Já Carlos Ribeiro sublinhou a importância da ação como forma de “dinamizar o conhecimento e a formação em áreas que muito reclusos desconheciam”.

“É muito proveitoso para mais tarde e com mais especialização poder ser opção laboral para alguns de nós”, reforçou.

A iniciativa, promovida pela Blisq Creative, com o apoio da Câmara de Viana do Castelo e de empresas instaladas no concelho, para comemorar o 25 de abril.

Para a diretora do estabelecimento prisional, Sandra Ferreirinha, aquele mural “era algo que já era ambicionado desde 2014” e que se tornou possível com apoio da empresa de comunicação.

A responsável sublinhou a importância da iniciativa por considerar que “também pode haver liberdade dentro da cadeia e, parafraseando Gandhi, reforçou que “a liberdade é uma questão de consciência”.

“Dentro desta casa também são feitas coisas boas e estes homens também sabem fazer coisas muito boas. A liberdade também é errar porque não haveria liberdade se não tivéssemos oportunidade de errar”, disse.

O artista Damião Porto reconheceu “não ter sido fácil pintar a liberdade dentro da cadeia” mas sublinhou que quando colocado perante o desafio de fazer a obra não conseguiu rejeitar “por ser inédito, diferente e original”.

A mensagem que o mural transmite fica ao critério dos reclusos: “A obra é para eles, é janela aberta para que possam pensar, imaginar e divagar”, frisou.

Damião Porto referiu que o objetivo daquela pintura também é “levar para dentro da cadeia a liberdade criativa, de expressão e de pensamento”.

“Eles estão fechados. Desde o nascer ao por do sol o mural pode funcionar como uma janela para o exterior”, afirmou o artista natural de Caminha.

Além de comemorar a liberdade, o mural, como referiu o responsável da Blisq Creative, Ricardo Rodrigues pretende assinalar o Dia Internacional do Design, a 27 de abril.

O projeto “Quando a liberdade e a criatividade saem à rua”, integra ainda a exposição itinerante “Design em cadeia” que culmina, precisamente, naquele estabelecimento prisional. Antes vai ser mostrada nos antigos Paços do concelho e num espaço comercial, no centro histórico da cidade

“Quisemos deixar aqui uma marca que sirva, de alguma forma, quase como um farol de esperança, para uma liberdade tão desejada”, disse referindo-se ao mural pintado no recreio da cadeia.

Fotos : ARMÉNIO BELO

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade