Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Novo lar para idosos de Viana abre em 2018 e vai criar 20 novos empregos

Rádio Alto Minho

07 Agosto 2017, 20:06

Acessibilidade

Publicidade

A Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo, como o apoio financeiro da Câmara vai criar uma nova estrutura residencial para idosos, num investimento de meio milhão de euros, e empregar cerca de 20 trabalhadores.

De acordo com o presidente daquela associação, Ricardo Felgueiras, a nova estrutura vai nascer no antigo edifício de uma escola profissional situado no parque empresarial da Praia Norte, “adquirido por 350 mil euros, com apoio da autarquia”.

O responsável, que falava aos jornalistas à margem da assinatura do protoloco de colaboração estabelecido entre a instituição e o município, adiantou que o projeto de readaptação da antiga escola a lar para idosos “vai elaborado pelos serviços camarários e está estimado em cerca de 150 mil euros”.

Ricardo Felgueiras disse não poder avançar com prazo para o arranque das obras, mas manifestou a esperança de que a nova resposta esteja concluída “em 2018”.

A estrutura vai dispor de 34 quartos, individuais, duplos e triplos, estando prevista “a celebração de protocolos com a Segurança Social”.

“Esta é uma necessidade urgente face à lista que existe nas várias instituições da cidade. A área urbana de Viana do Castelo necessitava de pelo menos 200 camas”, afirmou aquele responsável.

O presidente da Câmara, José Maria Costa, afirmou que se trata de uma obra de “enorme valor social, situada num local excecional”.

“Vai ser mais um lar de referência em Viana do Castelo”, sustentou o autarca socialista.

Em junho passado, a Câmara de Viana do Castelo aprovou um apoio de 100 mil euros para a aquisição do imóvel onde vai ser criada aquela resposta social que “recebeu parecer favorável do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo”.

A Associação dos Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo tem em funcionamento um centro de sia e serviço de apoio domiciliário, instalados num edifício projetado pela autarquia e situado em terrenos libertados pelo anel viário construído pela VianaPolis, junto à Igreja d’Agonia.

O centro de dia tem capacidade para 50 utentes e o apoio domiciliário para outros 50.

Aqueles dois serviços ocupam os dois pisos e uma área de 600 metros quadrados, com um átrio, uma zona de direção e serviços administrativos (gabinete da direção, sala de reuniões), área de instalação de pessoal, zona de convívio, refeições, atividades, uma lavandaria e ainda gabinete de saúde.

No exterior, tem uma zona de estacionamento privado e para utentes com mobilidade reduzida, além de estacionamento público.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade