Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Politécnico de Viana do Castelo reforça cooperação com Macau

Rádio Alto Minho

25 Setembro 2017, 18:16

Acessibilidade

Publicidade

O Instituto Politécnico de Viana o Castelo (IPVC) recebeu, hoje, uma delegação do IPM – Instituto Politécnico de Macau. Em cima da mesa esteve o estreitar de relações e cooperação entre as duas instituições de ensino essencialmente na área das artes.  A visita surge dias depois de ter sido assinado um protocolo de cooperação entre o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Gabinete de apoio ao ensino superior da região administrativa especial de Macau que visa proporcionar a entrada de alunos chineses em Portugal.

“Temos tudo o que é necessário para conseguir uma cooperação eficaz com o Politécnico de Macau em todas as áreas comuns e reforçar a nossa cooperação na área das artes”, começou por referir Rui Teixeira, Presidente do IPVC, que fez questão de sublinhar a importância desta formação nos projetos educativos. “Não podemos conceber planos de formação sem a área artística pois trata-se de uma necessidade básica de qualquer projeto educativo”. Rui Teixeira sublinhou nesse sentido a existência de vários cursos na vertente artística na formação existente no Politécnico de Viana do Castelo.

O Presidente do IPVC realçou que “a cooperação entre o IPVC e o IPM é já longa” assim como a importância que a componente artística tem para Macau. “Tenho real noção da importância que as artes têm para o IPM quer na vida do próprio território quer na forte ligação que têm com o meio envolvente.  Aliás este era o sonho do Professor Lei Heong Iok, que sempre quis que esta formação fosse o domínio essencial”. Rui Teixeira recorda ainda que o presidente do Politécnico de Macau “gostava de ver o Politécnico na vida de Macau e no seu cosmopolitismo, na sua diversidade cultural, na qual a arte tem um papel fundamental”. Um desígnio que conseguiu, considera Rui Teixeira, que enaltece a vinda da delegação do IPM para reforçar a cooperação nessa vertente.

Da comitiva do IPM faziam parte o Coordenador do Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa, Professor Doutor Carlos André; a Diretora da Escola Superior de Artes e Coordenadora do Centro Pedagógico e Científico para as Industrias Culturais e Criativas, Professora Doutora Hsu Hsiu-Chu; a Subdiretora da Escola Superior de Línguas e Tradução, Doutora Han Lili; o Professor de Design, Doutor Wilson Chan; o Professor de Artes, Doutor Sou Pui Kun e o Professor para as Industrias Culturais e Criativas, Professor Doutor Andy Yu.

Neste primeiro encontro os membros da comitiva do IPM reuniram-se com os diretores das Escolas Superiores do IVC e com os responsáveis pelos diversos cursos das áreas artísticas ministrados no IPVC para que possam ser criados grupos de trabalho de forma a serem desenvolvidos projetos de cooperação conjunta.

 

CCISP reforça cooperação com IPM

 

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior da Região Administrativa Especial de Macau assinaram na passada sexta-feira, 21 de setembro, um protocolo que pretende simplificar o acesso de estudantes macaenses aos Institutos Politécnicos em Portugal. Desta forma as instituições portuguesas irão reconhecer os resultados do Exame Unificado de Acesso às Instituições de Ensino Superior de Macau como ferramenta de seleção e ingresso dos estudantes nas instituições portuguesas, à semelhança do que acontece já com o Brasil com o reconhecimento dos resultados do ENEM.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade