Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Praia do Cabedelo pioneira na inclusão de pessoas com necessidades especiais

Rádio Alto Minho

23 Junho 2017, 17:42

Acessibilidade

Publicidade

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) anunciou, hoje, que a  praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, é pioneira de um projeto piloto lançado no passado dia 17 de junho, que pretende promover a inclusão de cegos e daltónicos nas praias, através de algumas medidas como a criação de um folheto de sensibilização para a segurança balnear em Braille e a colocação de bandeiras com um código de cores específico para daltónicos.

Em comunicado, a AMN que foi lançado um folheto em Braille, em português, em inglês e em ampliado. Este projeto surgiu do desafio lançado pela Capitania do Porto de Viana do Castelo, em articulação com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, às duas associações de cegos que estão presentemente a funcionar no concelho, nomeadamente, a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e a IRIS Inclusiva.

O designer gráfico Miguel Neiva, da “ColorAdd”, que estudou o código de cores dedicado aos daltónicos e que está neste momento presente nas mais variadas áreas, desde a saúde à educação, criou o projeto de colocação de bandeiras com um código de cores específico, que permitirá aos daltónicos distinguir as diferentes bandeiras relativas ao estado do mar.

Segundo a AMN é intenção das entidades envolvidas replicar em todas as praias do concelho estas ajudas, permitindo não só criar boas condições de segurança, mas também condições para acolher aqueles que precisam de ajuda diferenciada.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade