Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Programa do II Encontro de Investidores da Diáspora apresentado em Viana

Rádio Alto Minho

19 Novembro 2017, 22:49

Acessibilidade

Publicidade

O programa do II Encontro de Investidores da Diáspora será apresentado, esta segunda-feira, numa conferência de imprensa que vai cvontar a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e da coordenadora do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, Luísa Pais Lowe.

O II Encontro dos Investidores da Diáspora, agendado para os dias 15 e 16 de dezembro, na capital do Alto Minho, resulta de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas / Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) .e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A cidade de Viana do Castelo vai acolher, dias 15 e 16 de dezembro, o II Encontro de Investidores da Diáspora para partilhar experiências e criar uma rede de trabalho, contando com a participação de vários governantes.

Em dezembro de 2016, o “I Encontro de Investidores da Diáspora” juntou, em Sintra, durante dois dias, cerca de 300 representantes de micro e pequenas empresas de 38 países e cerca de 66 câmaras de comércio de todo o mundo. O evento “serviu para proporcionar uma visão mais integrada do valor do mercado que os investidores representam e da sua importância estratégica, num mundo globalizado, competitivo, inovador e exigente”.

Para a organização, a iniciativa do Gabinete de Apoio aos Investidores da Diáspora (GAID) vai constituir como “uma possibilidade de reencontro, de criar ‘networking’ e confiança aos que têm recursos e querem investir nas suas terras de origem e, ao mesmo tempo, que também estejam disponíveis para aceitar intenções de investimento de empresas que estão hoje sediadas em Portugal e que nunca experimentaram a internacionalização”.

O primeiro dia do encontro será dedicado à apresentação “das vantagens, oportunidades e condições de investimento em Portugal, com a presença de vários membros do Governo”.

No segundo dia, “os investidores da Diáspora apresentarão as suas experiências de vida e empresariais e, em parceira com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) que vai entregar o Prémio ao Jovem Empreendedor da Diáspora”.

A segunda edição da iniciativa pretende “criar um ambiente favorável ao ‘networking’, ao debate, à partilha de experiências, à identificação de afinidades, à tomada de consciência das complementaridades entre as diversas realidades da Diáspora, assim como ao conhecimento, ao diálogo intercultural e ao lançamento de bases de eventuais parcerias de negócio”.

O encontro vai decorrer no Forte de Santiago da Barra.

Os Encontros de Investidores da Diáspora iniciaram-se em 2016, em Sintra, e visam fornecer aos empresários portugueses no estrangeiro o acesso a conhecimentos e informação em áreas-chave para os seus negócios, nomeadamente no plano dos mecanismos institucionais de apoio ao investimento em Portugal.

Outro objetivo destes encontros é facilitar o estabelecimento de redes de contacto com entidades importantes para as suas atividades económicas e também com outros investidores, proporcionando-lhes o espaço para possíveis oportunidades de negócios ou parcerias e oferecendo-lhes uma plataforma privilegiada para o diálogo, o debate, a partilha de experiências e boas práticas, e o esclarecimento de dúvidas em tempo real.

Ao mesmo tempo, procura-se contribuir para fortalecer um sentimento identitário comum entre os empresários portugueses pelo mundo, independentemente dos países onde estão estabelecidos e das realidades e contextos específicos em que se inserem.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade